O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente da China, Xi Jinping, deverá visitar a Casa Branca até o fim deste ano. A declaração foi feita em entrevista à NBC News, gravada na última quarta-feira (04), mesmo dia em que os dois líderes mantiveram uma conversa telefônica sobre temas estratégicos da agenda internacional.
- Eleições 2026: Lula sinaliza discurso combativo e fim do ‘paz e amor’
“Ele virá para a Casa Branca, sim, no final do ano. São os dois países mais poderosos do mundo e temos uma relação muito boa”, declarou Trump ao comentar a expectativa pelo encontro.
Segundo o republicano, além da visita aos Estados Unidos, também está prevista uma viagem dele à China em abril. Ele ainda afirmou estar “com muita expectativa” para a viagem.
Trump e Xi Jinping vão se reunir
Durante a ligação, Trump e Xi Jinping trataram de assuntos como comércio internacional, Taiwan, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a situação no Irã. O presidente chinês, que esteve nos Estados Unidos pela última vez em 2023, pediu cautela em relação à venda de armas para Taiwan, território que Pequim considera parte de seu país, apesar de possuir governo próprio.
Mesmo diante de tensões recentes, especialmente no setor agrícola, Trump tem adotado um discurso mais conciliador ao abordar o relacionamento com a China
Apesar das tentativas americanas de reduzir a dependência da indústria chinesa, as duas maiores economias do mundo seguem interligadas comercialmente.
Leia mais no BacciNotícias:
- Senador passa por cirurgia cardíaca de emergência durante evento na Bahia
- SUS bate recorde histórico com cirurgias eletivas em 2025; vídeo
- PF aponta riscos à saúde de Bolsonaro, mas não vê necessidade imediata de internação
