O cenĂĄrio do funk paulista foi sacudido pela prisĂŁo de MC Urubuzinho, nome artĂstico de Elias Quaresma Teodoro, no Ășltimo domingo (15/03). Aos 39 anos, o cantor, que soma mais de 500 mil ouvintes mensais no Spotify e uma legiĂŁo de seguidores no Instagram, foi detido pela PolĂcia Civil de SĂŁo Paulo em um inquĂ©rito que investiga a perigosa relação entre eventos culturais e o crime organizado no litoral.
A Ășltima postagem do artista, feita no prĂłprio domingo, mostrava-o relaxado, sem indĂcios de que seria o alvo principal de uma operação policial horas depois. Urubuzinho Ă© famoso por hits como Balança Pros Liderança e JogadĂŁo Pela MarĂ©, mas agora sua voz ecoa nos tribunais.
O “show das rajadas” em Santos
A investigação que culminou na prisĂŁo teve como base vĂdeos chocantes registrados durante um baile de Carnaval no Morro SĂŁo Bento, em Santos. Nas imagens, obtidas pelos investigadores, o MC aparece incitando o pĂșblico: âSĂł quem Ă© criminoso sabe essaâ, diz ele antes de começar uma canção.
O momento mais crĂtico ocorre quando o cantor pede uma ârajadaâ ao microfone. Imediatamente, diversos indivĂduos armados, que circulavam livremente pelo evento, efetuam disparos para o alto, transformando o baile em um cenĂĄrio de guerra.
ConexĂŁo com o Terceiro Comando Puro (TCP)
AlĂ©m dos tiros, a polĂcia foca na apologia direta a facçÔes. Durante a apresentação, Urubuzinho fez mençÔes explĂcitas ao “PeixĂŁo” (Ălvaro Malaquias Santa Rosa), apontado como lĂder do Terceiro Comando Puro (TCP) no Rio de Janeiro. A investigação aponta que o TCP tem estabelecido alianças com o PCC para enfrentar o Comando Vermelho (CV), e o show em Santos seria um palco para fortalecer essa narrativa criminosa.
Outras prisÔes no caso
O MC nĂŁo Ă© o Ășnico envolvido. Em fevereiro, a polĂcia jĂĄ havia prendido Renato OlĂmpio Paula, o “Oval”, de 41 anos, apontado como um dos organizadores do baile e elo entre o trĂĄfico local e as atraçÔes musicais. Ele foi capturado apĂłs uma perseguição na divisa entre Santos e SĂŁo Vicente.
A defesa de Elias Quaresma Teodoro, o MC Urubuzinho, ainda não se manifestou oficialmente sobre as acusaçÔes de apologia ao crime e disparo de arma de fogo.
Fonte: MetrĂłpoles
Redigido por ContilNet

