25/08/2026

Entenda o perfil de endividamento e renda da população de Rio Branco

Mais da metade da população economicamente ativa de Rio Branco sobrevive com rendimentos de até dois salários mínimos

Por Fhagner Soares, ContilNetAtualizado
Recursos entram nas contas do governo acreano no dia 30 de junho pelo Banco do Brasil /Foto: Reprodução

Um levantamento detalhado realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) traça um panorama preocupante sobre a realidade socioeconômica da capital. O estudo, conduzido pelo Instituto DataControl nos dias 27 e 28 de março de 2026, aponta que 65,5% dos moradores possuem dívidas com vencimento para o próximo semestre.

A realidade financeira é marcada pelo alto comprometimento da renda. Entre os endividados, 41% destinam 70% ou mais do que ganham mensalmente para quitar compromissos financeiros. Outros 21,8% comprometem cerca de metade do orçamento com dívidas.

Cartão de crédito e aluguel lideram preocupações

O cartão de crédito aparece como o principal vilão do orçamento doméstico, sendo a maior preocupação para 28,5% dos entrevistados. Na sequência, o pagamento do aluguel (16%) e as compras básicas do mês (12%) são os itens que mais pesam na balança financeira das famílias de Rio Branco.

A pesquisa também revela um cenário de baixa capacidade de poupança. Cerca de 63,5% da população economicamente ativa afirma não conseguir guardar nenhuma quantia após o pagamento das obrigações mensais.

Perfil de renda e escolaridade na capital

O perfil socioeconômico mostra que a maior parte da força de trabalho da capital possui rendimentos limitados. Segundo os dados, 55,5% dos entrevistados ganham até dois salários mínimos, enquanto apenas 3,8% possuem rendas iguais ou superiores a cinco salários.

Quanto à escolaridade, 62,3% já concluíram alguma etapa dos estudos, com destaque para o ensino médio, que concentra 39,3% da amostra. No mercado de trabalho, a informalidade ainda é expressiva: embora 50,3% possuam vínculo formal, 35,8% trabalham sem carteira assinada.

Atrasos e restrição ao crédito

A dificuldade em honrar compromissos é admitida por 61,5% dos pesquisados. Esse cenário reflete diretamente nos serviços de proteção ao crédito, onde 42,6% da população de Rio Branco possui atualmente alguma inscrição ativa.

Para tentar regularizar as pendências, o morador de Rio Branco tem buscado alternativas: 23,8% realizam serviços extras e 19,5% recorrem a novos empréstimos para quitar débitos antigos. O planejamento financeiro ainda é um desafio, já que quase 45% dos entrevistados admitem não planejar o uso de seus recursos.

Conteúdo Original / Fonte: Fhagner Soares, ContilNet

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.