Mecânico é encontrado vivo após passar 20 dias desaparecido em mata

Adenir segue internado com desidratação grave e abalo emocional, sem previsão de alta hospitalar

Por Redação ContilNet 05/04/2026

O desaparecimento do mecânico agrícola Adenir Rodrigues da Conceição, de 42 anos, teve um desfecho emocionante na última sexta-feira (3). Após passar 20 dias perdido em uma área de mata no sul do Tocantins, o morador de Talismã foi localizado vivo, embora em estado de saúde delicado. Adenir, que perdeu cerca de 11 quilos no período, segue internado no Hospital de Alvorada sob cuidados intensivos.

O trabalhador havia sumido no dia 14 de março, enquanto prestava serviços em uma fazenda em Cariri do Tocantins. Segundo os relatos, ele caminhou em direção a um córrego e não retornou mais, dando início a uma busca angustiante que mobilizou forças de segurança e voluntários.

O Momento do Resgate

A localização de Adenir ocorreu quando ele conseguiu chegar a uma estrada rural na região de Figueirópolis. No local, ele abordou um caminhoneiro que, ao reconhecê-lo pelas notícias divulgadas sobre o desaparecimento, acionou imediatamente o suporte médico.

Atualmente, o mecânico enfrenta um quadro de desidratação grave e dificuldades para se alimentar. “Chorei muito ao ver meu irmão nessa situação, mas estou feliz. Foi um milagre encontrá-lo”, desabafou a irmã, Luzia Rodrigues. Adenir relatou aos familiares que possui lapsos de memória e não consegue se recordar com clareza do tempo em que esteve na mata.

Treinamento foi Decisivo

Especialistas e autoridades que acompanharam o caso apontam que o fato de Adenir possuir treinamento como brigadista foi o diferencial para sua sobrevivência. O conhecimento técnico em primeiros socorros e resistência em ambientes hostis permitiu que ele resistisse por quase três semanas sem suprimentos básicos.

Mobilização das Equipes

Durante o período de buscas, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e cães farejadores realizaram varreduras na região. No dia 18 de março, um drone da Defesa Civil chegou a avistar o mecânico, mas as equipes não conseguiram alcançá-lo a tempo. As operações oficiais foram suspensas após oito dias sem pistas concretas, mas a família e voluntários mantiveram as buscas de forma independente até o encontro final.

LEIA TAMBÉM: 

Pedro Pascoal deixa base do Governo, se filia ao PSDB e anuncia apoio a Bocalom

De Iolanda a Mailza, Socorro destaca força feminina na política

Gerlen filia irmão e ex-secretário no Republicanos e deve anunciar apoio a Alan

Ainda não há previsão de alta para Adenir, que permanece sob hidratação constante e acompanhamento para tratar o abalo emocional decorrente da experiência extrema.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.