Secretários de estado da Amazônia Legal reforçam a importância de discutir eventos climáticos

Para chefes de pastas dos estados, FĂłrum de Governadores Ă© a chance de debater temas sensĂ­veis para a realidade amazĂ´nica

Por Victor Manoel, ContilNet 11/04/2024 Atualizado: há 2 anos

O Acre é sede no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal nesta quinta-feira (11), e sexta-feira (12). No primeiro dia, acontece reuniões das câmaras setoriais, visitas técnicas e plenárias sobre eventos climáticos extremos. Secretários de pastas dos estados falaram ao ContilNet sobre a relevância das discussões presentes no evento.

Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, agradeceu pela hospitalidade do povo acreano, alĂ©m de falar sobre a importância dos temas especĂ­ficos que serĂŁo levantados no fĂłrum. “Este fĂłrum Ă© muito importante para continuarmos debatendo a realidade amazĂ´nica. A gente percebeu isso, chegando num estado tĂŁo prĂłximo do nosso, mas a complexidade de logĂ­stica que temos Ă© notável”, declarou.

Já Francisca Arara, secretária dos Povos IndĂ­genas do Acre, destacou quais ideias e temas precisam ser levados para que novas perspectivas de proteção para populações originárias sejam efetuadas. “Este trabalho começou em 2004, onde saiu a Declaração de Rio Branco para o trabalho de florestas e baixas emissões de CO2 e hoje estamos aqui. Levando a perspectiva dos nosso povos indĂ­genas, da bioeconomia, energia limpa, pensar em temas para o eventos climáticos extremos”, disse a secretária.

O evento reúne 54 secretários de estados, 9 governadores e ministros do Governo Federal para abordar questões como queimadas, desmatamentos e crimes transfronteiriços.

Secretários de estado da Amazônia Legal reforçam a importância de discutir eventos climáticos

A abertura do 27Âş FĂłrum de Governadores da AmazĂ´nia Legal acontece nesta quinta-feira/Foto: Juan Diaz/ContilNet

“As expectativas sĂŁo muito boas. NĂłs estamos aqui pensando e nos organizando para defender aquilo que diz respeito Ă  nossa amazĂ´nia. Temos aqui os governadores da AmazĂ´nia Legal, vamos ter várias câmaras temáticas, vamos defender as bandeiras dos nossos povos indĂ­genas, em defesa da cultura”, falou Minoru Kinpara, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Secretários de estado da Amazônia Legal reforçam a importância de discutir eventos climáticos

Minoru Kinpara é presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Nesse sentido, a complexidade das realidades de cada estado também foram percebidas como um fator ímpar dentro do escopo da programação, quem fala é Marcos Apollo Muniz:

“A gente percebeu isso, chegando num estado tĂŁo prĂłximo do nosso, mas a complexidade de logĂ­stica que temos Ă© notável. Temos que falar de corredor verde, temas importantes para falar sobre fortalecer a cultura e a economia neste momento tĂŁo crucial para debater polĂ­ticas ambientais”, finalizou.

O objetivo principal do evento é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂşdo de qualidade gratuitamente.