Minecraft tem uma série de criaturas em seu ambiente do jogo, entre elas a tartaruga. No game, as tartarugas são mobs passivos, ou seja, criaturas que não atacam o jogador, mesmo que elas sejam atacadas antes. Estes bichos, no contexto do Minecraft, servem como fonte de um item específico, a Escama de Tartaruga, que vão servir para criar o item Casco de tartaruga, capacete que concede respiração aquática.
A seguir, veja como ter e criar tartarugas no Minecraft, seja em qualquer versão. Vale lembrar que o game está disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch e celulares Android ou iPhone (iOS), além de PC.
Tartaruga no Minecraft: comportamento
Assim como na maioria dos casos na vida real, tartarugas do Minecraft são bichos pacíficos. Eles não atacam o jogador mesmo quando são atacados. Além disso, são lentas em sua movimentação, seja na terra ou na água. No geral, servem como “decorativo” para ambientes onde o jogador criar sua casa ou acampamento, mas não podem ser domesticadas. Seu comportamento não muda em outros contextos.
Como ter e criar tartarugas no Minecraft
Para ter uma tartaruga é necessário prendê-la dentro de um ambiente limitado, com cercas ou paredes. Elas não podem ser domesticadas – ou seja, não vão obedecer comandos. No máximo, seguirão o jogador se ele segurar, em suas mãos, uma erva marinha, que é o seu principal alimento.
Apesar disso, não espere contar com uma tartaruga que te siga pelo mapa sem nenhum comando adicional, nem é possível carregá-la com laços. Elas também não lutam contra outros mobs, nem mesmo hostis. Para procriar uma tartaruga, faça o seguinte:
Passo 1. Tenha, pelo menos, duas tartarugas em um ambiente de praia, que é seu habitat natural;
Passo 2. Alimente as duas tartarugas com o item Erva Marinha e aguarde;
Passo 3. Ovos serão depositados na areia. Eles nascerão dentro de três noites, com pequenas tartarugas filhotes.
Os ovos podem ser depositados em grupos de até quatro unidades. Mas atenção! Procure deixá-los em ambientes seguros e preferencialmente fechados, porque eles quebram se o jogador pisar em cima e também podem ser comidos por mobs agressivos. Se os ovos quebrarem, obviamente, o processo de reprodução deverá ser reiniciado, seguindo os passos descritos acima.