A matemática por trás do entretenimento: como os números atuam a serviço da diversão

Mais do que uma empreitada artística voltada puramente à diversão, o entretenimento é também um investimento de tempo em atividades intelectuais surpreendentes, como é o caso da matemática

 

 

Para quem está por fora de algumas indústrias, pode parecer que a matemática é aquela área do conhecimento que tocamos brevemente durante os anos de formação, e então nunca mais utilizamos, exceto para quem trabalha nos espaços das exatas, como as engenharias, ciências humanas e demais.

Foto de Antoine Dautry por Unsplash

A verdade não poderia ser mais diferente! Na prática, a matemática está presente em todos os tipos de mercados, incluindo aqueles do entretenimento. Para que um jogo eletrônico nasça, por exemplo, é necessário que uma série de profissionais realize cálculos matemáticos e programe o videogame.

Como o jogo eletrônico também foi recentemente regularizado, nesse texto nós vamos falar sobre alguns contextos do entretenimento digital e como a matemática aparece, seja de maneira mais óbvia ou sutil. Das tecnologias envolvidas com as inteligências artificiais até os softwares que auxiliam nas apostas esportivas online, os números e contas estão em toda parte!

Como a matemática está presente nos jogos eletrônicos?

1 – Softwares para apostas esportivas

As apostas esportivas são uma atividade complexa, a qual considera elementos como odds, mercados, performances anteriores dos atletas, histórico dos times e muito mais. Felizmente, existe algo sob o nome online sportsbook software, programa que realiza contas complexas para auxiliar apostadores.

A ideia é bem simples: a partir de algoritmos e dados prévios, o software calcula as chances de um determinado evento acontecer, possibilitando que jogadores aumentem as chances de vencer uma aposta esportiva online. Em todo caso, é indispensável que se exerça o conceito de jogo responsável.

2 – Geração procedural

“Geração procedural” é o nome que se dá ao processo em que dados são gerados automaticamente, a partir de elementos programados de maneira prévia. Nos videogames, esse tipo de elemento é visto naqueles títulos em que fases completamente novas são criadas, o que apresenta experiências únicas.

Embora a tecnologia possa parecer “mágica” em um primeiro momento, é tudo questão de números: o computador analisa as criações possíveis, a partir do que foi programado a fazer, e então cria algo novo ao usuário, o que passa a impressão de inteligência e aumenta consideravelmente a diversão.

3 – Inteligências artificiais

As inteligências artificiais estão em todos os espaços, incluindo nos videogames e suas tecnologias. As empresas que atuam no setor de softwares para apostas esportivas mencionadas antes, como a Betconstruct, fazem uso de tecnologias similares para chegar a resultados acurados aos apostadores.

E o uso das IA vai muito além dos algoritmos, aparecendo também em aspectos visuais e de design, no comportamento de inimigos durante uma partida e uma série de outros exemplos em jogos online e offline. As inteligências artificiais mais bem-sucedidas são aquelas que geralmente não percebemos.

4 – Pesquisas com consumidores dos jogos eletrônicos

Até aqui nós falamos bastante sobre os números diretamente dentro dos jogos, mas e quanto ao seu papel como ferramenta auxiliar? Um bom exemplo são as pesquisas com consumidores, com o objetivo de identificar tendências e, a partir do gosto particular da base de jogadores, desenvolver bons títulos.

Uma desenvolvedora de jogos que percebe que um título X tem apelo para públicos adultos além do infantil, por exemplo, pode criar conteúdos mais direcionados para esses jogadores, na forma de DLC ou spin-off. Essa é uma das inúmeras situações onde a matemática atua a serviço do entretenimento.

5 – Jogos com foco no ensino

Jogos eletrônicos com foco educativo não são algo novo, aparecendo desde os primórdios da indústria dos games. Naturalmente, a matemática tem grande importância aqui, com títulos que auxiliam crianças em fase de alfabetização; mas também softwares que divertem e ensinam públicos adultos.

O equilíbrio entre o entretenimento e o ensino é tênue, de modo que é preciso muito cuidado ao criar jogos com esse tipo de proposta. Quando são bem-sucedidos, os jogos eletrônicos cumprem um papel duplo, mostrando que não precisa existir uma separação rígida entre matemática e entretenimento.

E esses não são os únicos exemplos de momentos em que a matemática possibilita o lazer, dentro e fora dos jogos eletrônicos. Quando analisamos profundamente, os números estão em todos os lugares, mesmo que escondidos, estruturando o entretenimento de maneira a maximizar a diversão.

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