Após a exoneração de Alexandre Nascimento da presidência do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), publicada nesta quarta-feira (29) em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), o governo do Acre já escolheu um novo substituto para ocupar o cargo, se trata do delegado de Polícia Civil Marcos Frank.
SAIBA MAIS: Após acusações de assédio, presidente do Iapen pede exoneração e delegado assume o cargo
O novo diretor-presidente deve ocupar o cargo interinamente, até que escolha definitivamente o nome que assumirá o comando do Iapen. No decreto de número 6.933-P, assinado pelo governador Gladson Cameli, consta que Alexandre foi exonerado a pedido.
Conheça Marcos Frank
Marcos Frank atualmente é diretor operacional da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O diretor-presidente interino do Iapen é formado como Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre, em 2009, e tem pós-graduação em Medicina Legal e Psicologia Forense, Ciências Forenses e Perícia Criminal, ambas pela Unyleya, além de pós em Ciências Penais pela Anhanguera.
Marcos Frank já integrou a Polícia Judiciária, da Força Nacional em 2022, e foi Policial Militar de 2002 a 2009. Em 2017 assumiu o cargo de delegado de Polícia Civil, como titular da Delegacia de Sena Madureira, e foi, ainda, coordenador da Regional do Purus, entre 2017 e 2023.