Alan Rick defende necessidade de o Brasil se preparar para investimentos do governo da China no país

De acordo com o senador, de fato o Acre está no caminho desta rota de desenvolvimento e precisa se preparar para um novo momento em relação à economia regional

O senador Alan Rick (UB-AC) comentou, em Brasília, nesta terça-feira (20), reportagem do site ContilNet, sobre as estratégias do Governo da China de criar infraestrutura passando por países como o Brasil e Peru, que têm o Estado do Acre na rota de uma estrada de ferro a ser construída ligando o Oceano Atlântico, na costa brasileira, ao Oceano Pacífico, no litoral peruano.

Senador Alan Rick e Embaixador Zhu Qingqiao discutem investimentos e desenvolvimento estratégico entre Brasil e China/Foto: Ascom

O senador acrescentou que, como parlamentar do Acre e conhecedor da realidade da economia local, se juntará ao senador Márcio Bittar (UB-AC) na defesa da abertura de uma estrada ligando a região de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no Vale do Juruá, no Brasil, à cidade de Pucallpa, no Peru.

Reunião com a comitiva acreana, incluindo dirigentes das federações da Indústria, Comércio e Agricultura e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre/Foto: Ascom

Uma estrada na região atravessaria a Serra do Divisor, na fronteira dos dois países, num parque ambiental onde está a maior biodiversidade animal e vegetal da Amazônia dos dois países e uma das maiores do mundo, de acordo com ambientalistas que são contra a ideia.

Senador Alan Rick, Embaixador Zhu Qingqiao, e membros da comitiva acreana posam juntos após a reunião sobre investimentos e desenvolvimento estratégico entre Brasil e China/Foto: Ascom

No entanto, de acordo com Alan Rick, a estrada precisa acontecer porque a ligação com os dois países por aquela região é fundamental para o desenvolvimento da economia brasileira e, particularmente, a do Acre.

Senador Alan Rick/Foto: Ascom

“Eu já tinha tratado com a ministra Simone Tebet (Planejamento) sobre a viabilidade da nossa BR-364 até Pucallpa no Peru e de lá para os portos peruanos”, acrescentou o senador. “A ferrovia seria extraordinária para o Brasil transportar seus produtos, reduzindo drasticamente as perdas ocasionadas pelo sistema modal rodoviário, que é de 30% de tudo o que se produz no campo e se perde, parte no território do Peru”.

De acordo com o senador, a ideia de interligação rodoviária por entre a região do Juruá e Pucallpa, com uma ferrovia, é fundamental para o desenvolvimento do Acre. “Nosso Estado tem uma localização estratégica e está na fronteira com o Peru. Portanto, as grandes empresas exportadoras do lado brasileiro teriam que criar seus galpões logísticos, gerando emprego e renda no Acre. Com o aumento do tráfego de cargas pesadas, o Governo Federal teria que duplicar e modernizar a BR-364, trazendo progresso e mais condições de escoamento da nossa produção”, avaliou.

Embaixador Zhu Qingqiao/Foto: Ascom

Ainda de acordo com Alan Rick, “poderíamos ter grandes indústrias utilizando o potencial da farinha, do açaí, dos óleos essenciais e de outros produtos das nossas florestas e da nossa agricultura”.

Senador Alan Rick defende a construção de uma estrada para Pucallpa/Foto: Ascom

Alan Rick lembrou que, no primeiro semestre deste ano, liderou uma comitiva acreana das federações da Indústria, Agricultura e Comércio do Acre, na qual está também o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB). “Fomos recebidos pelo embaixador Zhu Qingqiao, que nos colocou a par dos interesses do governo de seu país em relação à América do Sul”, revelou Alan Rick.

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