Por conta da péssima qualidade do ar, Governo estende horário das unidades de saúde

O grupo de risco são crianças menores de 5 anos e os idosos acima de 60 anos ou algum paciente que tenha algum tipo de doença respiratória

O Acre tem sofrido com as fumaças que tem atingido o estado, além da poluição, que diminui a qualidade do ar. Como medida emergencial, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), anunciou que as unidades básicas de saúde estão com horário de atendimento estendido até às 22h.

CONFIRA: Governo decide prolongar suspensão das aulas e instala ensino remoto em razão da seca extrema

As medidas foram anunciadas no último dia 3 durante uma coletiva de imprensa na Expoacre com a participação do Gabinete de Crise. Durante o anúncio das medidas, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal apontou que as equipes de saúde nas UPAS e Pronto-Socorro foram ampliadas, além de ter 10 leitos em ‘stand-by’ para abertura, caso necessário, no Hospital da Criança.

Crianças são grupo de risco/Reprodução

LEIA: “Saúde é vida”, diz Gladson ao tomar medidas emergenciais por conta da seca extrema no Acre

Na última segunda-feira (9), o Gabinete de Crise se reuniu novamente e, em coletiva de imprensa, reafirmou que o grupo de risco são crianças menores de 5 anos e os idosos acima de 60 anos ou algum paciente que tenha algum tipo de doença respiratória.

Além disso, Pascoal afirmou que houve um aumento na procura de atendimentos, mas o monitoramento da taxa de ocupação dos leitos, principalmente de UTI e pediátrica, estão dentro de uma faixa aceitável, abaixo de 60%.

Secretario de Saúde Pedro Pascoal afirma que as unidades básicas de saúde, terão horário estendido de atendimento, até às 22h/Foto: Neto Lucena/Secom

“Hoje nós temos a UTI pediátrica abaixo de 60% de ocupação e esse fato ele será o nosso norteador para a tomada de decisões. Medidas simples podem ser adotadas em casa. Aquela máscara cirúrgica que era utilizada na época do Covid, vamos usar quando tiver que sair de casa e estar exposto ao meio ambiente. Hidratação é um ponto crucial neste momento”, disse.

PUBLICIDADE