A ida do senador Sergio Petecão (PSD-AC) liderando um grupo de parlamentares às sede da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), em Rio Branco (AC), para denunciar supostas irregularidades na execução do Programa “Asfalta Rio Branco”, pode ter sido, como se diz no jargão político, um tiro no pé. A depender do que dizem internautas nas redes sociais a respeito do senador, ele terá dificuldades para se sustentar politicamente em busca de um terceiro mandato ao Senado, dentro de dois anos.
SAIBA MAIS: Sindicatos condenam ida de políticos à PF contra o programa Asfalta Rio Branco
“Peteão já é um futuro ex-senador da República”, disse um dos internautas aparentemente revoltado com a ida de Petecão às instituições federais encarregadas do exercício do controle externo de órgãos aos públicos, como é o caso das Prefeituras quando executam programa com recursos públicos do governo federal. A queixa visa suspender o programa “Asfalta Rio Branco” com o qual a Prefeitura na gestão de Bocalom já recuperou pelo menos 3 mil ruas na Capital e tem programado benefício para outros mil ate o final do ano.
Além de Petecão, participaram das denúncias o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) e os estaduais Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Michele Melo (PDT), todos aliados do candidato a prefeito da coligação MDB/PT/PV/PCdoB/PSOl, o ex-prefeito petista Marcus Alexandre. A vinculação dos denunciantes com a campana do principal adversário do prefeito Tião Bocalom, que é candidato à reeleição pela coligação PL/PP/União Brasil, levou seus aliados, como o vereador João Marcos Luz (PL) e o senador Márci Bittar (UB-AC), a reagirem com acusações de que o grupo quer, na verdade, conseguir a supensão de obras do programa “Asfata Rio Branco”.
“Essa uma forma de eles tentarem se recuperar dos índices negativo que as pesquisas vêm apontando em relação ao candidato deles na disputa com o prefeito Tião Bocalom. Ao inviabilizarem um programa que leva asfalto e urbanização às ruas de quem precisa, esses políticos não estão prejudicando o Bocalom. Eles estão prejudicando é a população”, disse Luz. Márcio Bittar já havia se pronunciado anteriormente e praticamente referendou as acusações do vereador.
No mesmo tom, é a reação dos internautas nas redes sociais. As mensagens nos comentários no Instagram não são nada favoráveis ao senador e a seus aliados.
Veja algumas das manifestações na rede mundial de computadores: