Acreanos agora vão poder pedir socorro ao Samu, PM e Corpo de Bombeiros pelo Telegram

Desde o dia 1º de janeiro já foram registrados 359 atendimentos realizados via Telegram

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) disponibilizou o aplicativo de mensagens Telegram como canal complementar de atendimento emergencial, nos números 181, 190, 192 e 193, que correspondem ao Disque-denúncia, Polícia, Samu e Corpo de Bombeiros, respectivamente.

A ferramenta, que começou a ser utilizada em 2021, oferece à população mais uma alternativa além dos números de ligação tradicionais.  Segundo o secretário de Segurança Pública, o novo canal de comunicação busca modernizar e ampliar o acesso aos serviços de emergência.

A ferramenta começou a ser utilizada em 2021/ Foto: Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Essa é uma alternativa muito importante, não só para modernizar o serviço, mas principalmente para ampliar as possibilidades de acesso. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para otimizar os canais de comunicação e melhorar a assistência à população”, ressalta.

Entre 1º de janeiro e 16 de dezembro de 2024, o Centro de Comando e Controle (Cicc) da Sejusp registrou 330.435 ligações pelos canais convencionais e 359 atendimentos realizados via Telegram.

Passo a passo para usar o Telegram como canal emergencial

Para acessar o serviço pelo Telegram, os cidadãos devem seguir estas etapas:

  1. Abra o aplicativo Telegram em seu dispositivo.
  2. Na barra de pesquisa, digite “PM_AC_190”.
  3. Inicie uma conversa com o Assistente Virtual.
  4. Forneça informações básicas, como o tipo de emergência e o município onde ocorreu.
  5. Aguarde a transferência para um atendente especializado.
  6. As informações serão registradas no sistema oficial, e a equipe operacional será acionada.

Com informações Agência de Notícias do Acre

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