Ibama autoriza contratação de brigadistas para atuarem no combate a queimadas no Acre

O grupo será responsável tanto pela prevenção quanto pelo combate direto aos incêndios florestais

A temporada de calor intenso e tempo seco na região amazônica marca o início do verão amazônico, período que também traz o aumento no número de queimadas. Para enfrentar esse cenário, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a contratação de brigadistas federais temporários para atuação no estado do Acre.

Três municípios acreanos terão a presença dos brigadistas/ Foto: Reprodução

Segundo portaria publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, as ações vão se concentrar em municípios estratégicos como Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, locais que terão a atuarão 15 profissionais, entre eles um chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e doze brigadistas de campo.

O grupo será responsável tanto pela prevenção quanto pelo combate direto aos incêndios florestais. Além disso, a capital Rio Branco contará com o reforço de um agente federal de informação especializado em ações de prevenção e combate às queimadas.

O estado também será contemplado com dois supervisores do Prevfogo, programa do Ibama voltado para o controle de incêndios, que irão prestar apoio à coordenação estadual do projeto no Acre. A medida foi assinada pelo presidente nacional do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Veja a portaria:

https://contilnetnoticias.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Portaria-Ibama.pdf

PUBLICIDADE