Pai relata terror em clínica onde filho morreu carbonizado: “Cruel”

Por MetrĂłpoles 07/09/2025 Ă s 00:36

“Cruel”. Foi assim que Dione Silva, pai de JoĂŁo Pedro Costa dos Santos Morais, 26 anos, descreveu o tratamento dado ao filho na Comunidade TerapĂȘutica Liberte-se, clĂ­nica de reabilitação para dependentes quĂ­micos que pegou fogo na madrugada do Ășltimo domingo (31/8), no NĂșcleo Rural Desembargador Colombo Cerqueira, no ParanoĂĄ. JoĂŁo Pedro estĂĄ entre as cinco vĂ­timas fatais da tragĂ©dia.

O pai contou que a mĂŁe do jovem planejava transferi-lo para outra unidade da rede. O irmĂŁo de JoĂŁo Pedro tambĂ©m estava internado em uma clĂ­nica do mesmo grupo, ao lado da que foi atingida pelas chamas. Ele queria se mudar para a unidade do irmĂŁo para ficar mais prĂłximo e protegĂȘ-lo, uma vez que havia descoberto que JoĂŁo Pedro era mantido trancado em um quarto.

O incĂȘndio começou por volta das 3h de domingo (31/8) e destruiu parte da clĂ­nica. Parte do telhado desabou e a estrutura da edificação ficou comprometida. Outras 11 ficaram feridas, muitas com queimaduras graves e sinais de intoxicação.

Conheça as vítimas:

Darley Fernandes de Carvalho, 26 anos;

José Augusto Rosa Neres, 39;

JoĂŁo Pedro Costa dos Santos Morais, 26;

Daniel Antunes Miranda, 28;

e Lindemberg Nunes Pinho, 44.

AlĂ©m de a unidade estar trancada no momento do incĂȘndio, as janelas da clĂ­nica tĂȘm grades de ferro, o que impediu a fuga dos internos. Esses dois fatores dificultaram o salvamento das vĂ­timas, segundo testemunhas.

De acordo com o pai, João Pedro não tinha histórico de comportamento que indicasse risco de colocar a própria vida ou a dos demais em perigo. “Meu filho não era uma pessoa perigosa para tratarem assim. Ele tinha depressão porque tinha terminado um relacionamento de anos. Isso não justifica deixá-lo preso como se fosse um criminoso”, desabafou.

“Imagina a cabeça do irmão dele. Ele já estava transtornado, agora perdeu o irmão dessa forma. Como eu vou confiar em deixar meu filho em uma clínica assim?”, questionou o pai.

Pai relata terror em clĂ­nica onde filho morreu carbonizado: “Cruel”6 imagensLocal pegou fogo neste domingo (31/8). Cinco pessoas morreramPai relata terror em clĂ­nica onde filho morreu carbonizado: “Cruel”Casa estava trancada no momento do incĂȘndioDaniel Fernandes, 24 anosRapaz Ă© interno do Instituto Liberte-se e ajudou a salvar os colegasFechar modal.Pai relata terror em clĂ­nica onde filho morreu carbonizado: “Cruel”1 de 6

ClĂ­nica fica no ParanoĂĄ

Francisco Dutra/MetrĂłpoles2 de 6

Local pegou fogo neste domingo (31/8). Cinco pessoas morreram

Divulgação/CBMDF3 de 6

Divulgação/CBMDF4 de 6

Casa estava trancada no momento do incĂȘndio

Divulgação/CBMDF5 de 6

Daniel Fernandes, 24 anos

Francisco Dutra/MetrĂłpoles6 de 6

Rapaz Ă© interno do Instituto Liberte-se e ajudou a salvar os colegas

Francisco Dutra/MetrĂłpoles

 

 

 

Um dos internos que conseguiu se salvar narra momentos de terror vividos durante a tragédia. Daniel Fernandes, 24 anos, contou ao Metrópoles que estava dormindo quando internos de outro quarto pediram ajuda.

“Vi um rapaz sendo queimado e um se arrastando enquanto o corpo dele pegava fogo. Outro interno estava quase desmaiando por causa da fumaça, quando o fogo alastrou e começou a cair por cima dele”, lembrou. “Fiquei em estado de choque, muito triste”.

Outro paciente, LuĂ­s AraĂșjo do Nascimento, 57, contou Ă  reportagem que o incidente era tragĂ©dia anunciada. “NĂŁo foi por falta de aviso. “[O local] estava fechado, sem porta de incĂȘndio, sem extintor, sem nenhuma precaução. E nenhum deles [os internos] foi treinado para trabalhar com combate a incĂȘndio”, afirmou.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.