As chuvas registradas nos últimos dias trouxeram um alívio para os moradores de Rio Branco. De acordo com a plataforma suíça IQAir, a capital acreana registrou a melhor qualidade do ar do Brasil nesta sexta-feira (12).

Mesmo com o resultado positivo, o nível ainda foi classificado como moderado/ Foto: ContilNet
Em conversa com o ContilNet, o coordenador da Defesa Civil no Acre, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que as chuvas recentes na capital contribuíram para a melhoria significativa na qualidade do ar.
“Agora nós estamos tendo essas chuvas, é bom porque mantém a umidade relativa do ar em níveis adequados, melhora a qualidade do ar e até deixa a temperatura um pouco mais amena do que no ano passado. Mas isso não é só por conta da chuva, também é fruto das ações que realizamos diariamente, explicou.
Mesmo com o resultado positivo, o nível ainda foi classificado como moderado, o que significa que a exposição pode representar riscos à saúde, especialmente para pessoas com maior sensibilidade respiratória.
A concentração de partículas finas (PM2,5) está em 10 µg/m³, valor que corresponde ao dobro do limite considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para exposição anual.
