Para quem gosta de carne, nada melhor que marcar um churrasco com os amigos. No entanto, astronautas chineses foram além na última terça-feira (4/11): eles assaram uma carninha na estação espacial Tiangong, localizada a cerca de 400 km de distância da Terra. É a primeira vez que um churrasco é feito fora do nosso planeta. No cardápio, asas de frango e bife.

Missão chinesa inova ao preparar churrasco com forno especial em gravidade zero; momento foi registado em vídeo e repercutiu nas redes sociais/Foto: Reprodução
Se alimentar no espaço sempre foi um grande desafio devido às condições extremas do local. As refeições dos astronautas já são previamente prontas, precisando apenas ser aquecidas. Tudo mudou graças a um forno de ar quente feito pelos chineses para funcionar mesmo sem gravidade.
O equipamento foi entregue na última semana pela espaçonave Shenzhou-21. Ele foi projetado para impedir que os alimentos flutuem no espaço, além de ter recursos para evitar a proliferação de fumaça e odores pelo ambiente.
Sua temperatura máxima é de 190°C, deixando o cozimento dos alimentos mais lento que na Terra. Na estreia da “churrasqueira”, as carnes demoraram quase meia hora para ficar prontas.
De acordo com a agência estatal Xinhua, a introdução do forno faz parte de um esforço amplo para melhorar as condições dos astronautas em órbita e aumentar as opções alimentares. Vários pesquisadores estão trabalhando para aprimorar a textura, sabor, cor e valor nutricional das comidas no espaço.
“Nossa motivação é o amor do povo chinês por refeições preparadas na hora. Imagine se os astronautas, depois de viverem em um ambiente relativamente fechado por meses, pudessem desfrutar do aroma de asas de frango e bife recém-assados – ou amendoins crocantes e pão que eles mesmos prepararam? Isso lhes traria uma sensação de felicidade”, exalta o pesquisador Liu Weibo, do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China, em entrevista ao portal South China Morning Post.
https://www.instagram.com/reel/DQuZiYWEi7x/?igsh=NnF2Y2VmdWdtdXR3
Metrópoles
