Quase dois meses após o polêmico jogo entre São Paulo x Palmeiras pelo Brasileirão, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o árbitro Ramon Abatti Abel e o responsável pelo VAR Ilbert Estevam da Silva pelos erros cometidos durante a partida. A decisão impôs uma suspensão de 40 dias para os dois juízes.
Os dois ainda podem recorrer na segunda instância e podem voltar a campo antes do prazo caso tenham efeito suspensivo concedido.
Abatti Abel e Estevam foram enquadrados duas vezes no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que pune quem “deixa de cumprir as regras do jogo”. 20 dias de gancho são referentes a um pênalti não dado para o São Paulo e outros 20 dias são referentes as não expulsões de Andreas Pereira e Gustavo Gómez, ambos do Palmeiras.
Veja as fotos
Além dos árbitros, os dirigentes do São Paulo, Rui Costa e Carlos Belmonte, também foram julgados após reclamarem contra a equipe de arbitragem no estádio do Morumbis e receberam apenas advertências.
A decisão, na prática, coloca um ponto final na atuação na temporada de 2025 para Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam, que só poderiam retornar ao fim de dezembro, quando o calendário do futebol brasileiro já terá acabado.
Ramon Abatti Abel estava escalado para atuar como Assistente do VAR 2 (AVAR2) na partida desta quarta-feira (19/11) entre Santos e Mirassol, na Vila Belmiro pela 34ª rodada do Brasileirão. Com a decisão deixará o quadro escalado para a partida.
Desde a partida, Abatti Abel e Ilbert Estevam atuaram em poucas partidas, em geral em divisões inferiores do Brasileirão.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!





