A corrida pelo Oscar 2026 começou pegando fogo e “O Agente Secreto”, filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, chegou mostrando que vai mesmo brigar por indicações. Na tarde desta terça (2/12), o Círculo de Críticos de Cinema de Nova York (NYFCC) premiou Wagner Moura como Melhor Ator.
Para se ter ideia do tamanho da conquista, em 90 anos de premiação, o brasileiro é o primeiro ator latino-americano a levar a estatueta. Ele desbancou grandes astros de Hollywood e colocou seu nome no topo da lista de favoritos para a temporada de prêmios.
Veja as fotos
O longa, que atualmente está em sua jornada pelos cinemas do mundo, também faturou o prêmio de Melhor Filme Internacional, garantindo uma “dobradinha” brasileira que já está repercutindo na imprensa mundial. O prêmio de Nova York não é apenas um troféu para a estante; ele é considerado um dos principais “termômetros” para o Oscar.
Historicamente, quem ganha a bênção dos críticos nova-iorquinos costuma garantir, no mínimo, uma indicação à estatueta da Academia. Por outro lado, o filme nacional bateu na trave no Gotham Awards, outra importante premiação que aconteceu na noite de segunda-feira (1º/12).




