O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que teve uma conversa “muito boa” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o norte-americano, as conversas trataram de temas como o comércio e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras.
Os dois presidentes conversaram por cerca de 40 minutos em telefonema que aconteceu durante o período da manhã. Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo do petista era discutir a retirada de sobretaxas que ainda seguem sobre produtos brasileiros.
Trump comenta ligação com Lula
“Nós tivemos uma boa conversa. Falamos sobre comércio, falamos sobre sanções, porque, como vocês sabem, eu sancionei eles por certas coisas que aconteceram, mas tivemos uma conversa muito boa”, declarou o norte-americano, quando questionado pela imprensa estadunidense em entrevista coletiva.
“Eu gosto dele. Ele é muito bom. Tivemos algumas boas reuniões, como vocês sabem, e tivemos uma boa conversa hoje”, completou Trump, sobre a reaproximação com Lula nos últimos meses.
Tarifas e negociações comerciais
Durante a conversa, Lula avaliou como positiva a decisão do governo norte-americano de retirar a tarifa adicional de 40% aplicada a produtos brasileiros, entre eles carne, café e frutas. O presidente destacou que ainda existem itens sujeitos a sobretaxas e afirmou que o Brasil pretende avançar rapidamente nas discussões para ampliar o acesso desses produtos ao mercado dos Estados Unidos.
Cooperação contra o crime organizado
Lula também reforçou a necessidade de intensificar a cooperação bilateral no combate ao crime organizado. Ele mencionou operações recentes conduzidas pelo governo federal com foco em desarticular o financiamento de organizações criminosas e apontou que parte dessas estruturas atua a partir do exterior.
Trump, segundo a Presidência da República, demonstrou total disposição para aprofundar a colaboração com o Brasil e apoiar iniciativas conjuntas destinadas a enfrentar esses grupos.
Leia mais:
- Lula e Trump conversam por telefone sobre ‘tarifaço’ e crime organizado
- ‘Qualquer país que venda drogas aos EUA está sujeito a ataques’, ameaça Trump
- Lula faz nova revelação sobre candidatura nas eleições de 2026
