Jair Bolsonaro afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A escolha por um integrante da família foi comunicada a interlocutores próximos nesta semana. Essa é a primeira vez que o ex-presidente, que está preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta tal intenção.
Bolsonaro avalia que o filho primogênito ganhará musculatura para a disputa a partir do momento em que passe a se comportar como postulante ao Palácio do Planalto e faça agendas pelo Brasil. Na avaliação do ex-mandatário, Flávio consolida unidade partidária e conta com um relevante palanque de governadores aliados como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.



O senador Flávio Bolsonaro
Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro
Hugo Barreto/Metrópoles

Presidente Lula disputará reeleição
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Por conta disso, a previsão é que o senador comece a fazer mais viagens pelo país e assuma protagonismo nos embates com o presidente Lula.
Dentro da família Bolsonaro, Flávio também seria o candidato que passaria “previsibilidade” para a classe política e o segmento econômico, dado o perfil mais moderado que o dos irmãos.
Leia também
-
Abin e PF fazem alerta a Lula sobre movimento dos EUA
-
GSI compra equipamentos para proteger Lula de atentados em 2026
-
Vereador vai ao Senado por impeachment de Moraes: “68 mil assinaturas”
-
Kassio Nunes e Mendonça quebram resistência de bolsonaristas a Messias
Os vices de Flávio Bolsonaro e Lula
O mais provável, nesse novo cenário, é que Michelle concorra ao Senado pelo Distrito Federal e que algum partido de centro indique o vice na chapa de Flávio.
Já pelo lado do governo, lideranças do PT têm defendido que Geraldo Alckmin, do PSB, seja novamente o vice na chapa encabeçada por Lula.

