Uma mulher, que não foi identificada, que participava de uma manifestação recente em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que o Luiz Inácio Lula da Silva “já morreu” e que já seria o sexto sósia que está substituindo o atual presidente.
Em vídeo compartilhado amplamente, a manifestante apoiadora de Jair Bolsonaro tentou justificar a teoria apontando supostas diferenças físicas entre imagens antigas e recentes de Lula.
“To sabendo, recebi umas fotos, que o Lula já partiu dessa para maior. Já é o sexto sósia que está aí. Quem tá assinando não é mais ele não. Eu queria que o Trump visse isso para acabar com isso ai”.
Ela também explicou como esses sósias eram ‘escolhidos’ e que a partir do momento que aceitavam a missão, ‘sumiam e não podiam mais ter contato com a família’. De acordo com a publicação mostrada pela idosa, Lula teria morrido em 2022.
“De vez enquanto, eles apagam os sósias. Um parente de um dos sócias contou nas redes sociais que um primo sumiu daqui, ganhou muito dinheiro, porque ele imitava muito bem o Lula. Então deram uma grana preta e levaram ele. Ele sumiu, desapareceu. Um primo que contou. Foi ele que contou que o o o primo dele está no lugar do Lula”, disse ela, que ainda completou.
“Mas, também não da pra saber se é esse primo dele que é o atual sósia, porque eles pegam o celular da pessoa, não deixa entrar em contato com a família mais. Então a gente queria saber a verdade, não mente pra gente não”.
Cuidado com as fake news
Vale lembrar que não existe qualquer evidência, documento ou investigação oficial que comprove a alegação de que Lula teria morrido ou sido substituído. Especialistas classificam a narrativa como fake news, recorrente em momentos de tensão política e amplificação de campanhas de desinformação.
Pesquisadores em comunicação política explicam que discursos conspiratórios ganham força durante crises e acirramento de conflitos ideológicos. Ao atribuir características secretas a líderes, esses discursos buscam radicalizar e criar senso de urgência entre apoiadores.
Leia mais:
- Lula abre a COP30 com alerta sobre tragédia climática no Paraná; veja o que ele disse
- Alckmin provoca Paulo Guedes: ‘Chicago Boy’
- Fake news: aprenda a identificar antes de compartilhar
