A primeira-dama Janja da Silva saiu publicamente em defesa das filhas de Silvio Santos após declarações do cantor Zezé Di Camargo gerarem forte repercussão nas redes sociais. O posicionamento ocorre depois de o artista pedir que o SBT não exiba o especial de Natal gravado por ele na emissora, em protesto contra a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento de lançamento do canal SBT News.
Na madrugada desta segunda-feira (15/12), Zezé Di Camargo publicou um vídeo no Instagram no qual criticou a participação do presidente no evento institucional e afirmou que as filhas de Silvio Santos estão “prostituindo” a emissora. A declaração provocou reações imediatas e foi classificada por Janja como um ataque misógino e violento contra mulheres que ocupam espaços de poder.
Veja as fotos
Leia Também
Em manifestação pública, a primeira-dama afirmou: “Falar que as filhas de Silvio estão ‘prostituindo’ ao convidar e dar voz ao Presidente e demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença das mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós.”
Janja também destacou que o episódio não pode ser tratado como um caso isolado ou apenas como uma polêmica política. Segundo ela, discursos desse tipo reforçam a violência simbólica contra mulheres e contribuem para um ambiente que naturaliza agressões verbais e físicas no dia a dia.
“Quando falamos em nós no calor diante da violência contra as mulheres, é disso que estamos falando também. São pensamentos e discursos como esse, que ferem moral e fisicamente mulheres diariamente em nosso país”, declarou a primeira-dama.
Leia a nota completa de Janja:
Iniciei esta segunda-feira vendo, em diversos perfis do Instagram, o vídeo de um cantor sertanejo questionando a participação de autoridades institucionais, incluindo o Presidente da República, no evento de lançamento do SBT News e atacando as filhas de Silvio Santos pelo convite.
Falar que as filhas de Silvio estão “prostituindo” ao convidar e dar voz ao Presidente e demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença das mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós.
Quando falamos em nós no calor diante da violência contra as mulheres, é disso que estamos falando também. São pensamentos e discursos como esse, que ferem moral e fisicamente mulheres diariamente em nosso país.
Silvio Santos foi um dos principais comunicadores do Brasil e, muito respeitosamente, sempre prezou por um espaço democrático e pela imparcialidade da imprensa. Em sua emissora, como muitas e muitos destacaram no evento realizado na sexta-feira, Silvio sempre deu espaço para todos os lados.
Em uma emissora de prestígio como o SBT, ter autoridades locais e nacionais em um lançamento tão importante para a imprensa brasileira simboliza tudo o que o próprio Silvio Santos sempre destacou: “O jornalismo do SBT não é para fazer sensacionalismo, é para informar com respeito”. E tenho certeza que, respeitosamente, suas filhas, sua esposa e seu genro continuarão o legado de Silvio com responsabilidade e brilhantismo, seguindo seu propósito como comunicador e o orgulhando onde quer que ele esteja.
Parabenizo o SBT News e todas e todos que contribuem para um jornalismo cada vez mais sólido e plural no Brasil.







