O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta semana uma nova pesquisa de intenção de voto para presidente da República. O ContilNet teve acesso com exclusividade aos números.
Este é o primeiro levantamento nacional realizado após o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciar o senador Flávio Bolsonaro como candidato oficial da ala bolsonarista.
Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidere com folga no cenário nacional, o quadro muda em alguns estados tradicionalmente bolsonaristas, como é o caso do Acre.
No estado, que já registrou uma das maiores votações proporcionais para Jair Bolsonaro, Flávio lidera todos os cenários apresentados pela pesquisa.
Somente no Acre, que representa 0,38% do eleitorado nacional, foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 5 e 16 de dezembro. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em todo o país, a Real Time ouviu 33.300 eleitores.
Cenários no Acre
No primeiro cenário, que inclui Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, Flávio Bolsonaro aparece na liderança com 31% das intenções de voto:
-
Flávio Bolsonaro: 31%
-
Lula: 22%
-
Ratinho Júnior: 9%
-
Ronaldo Caiado: 5%
-
Romeu Zema: 4%
-
Aldo Rebelo: 1%
No segundo cenário, em que Ratinho Júnior é substituído pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Flávio amplia a vantagem e alcança 33%.
Já no terceiro cenário, em que Flávio Bolsonaro é substituído pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente Lula se mantém com apenas 24% das intenções de voto no Acre:
-
Tarcísio de Freitas: 36%
-
Lula: 24%
-
Ronaldo Caiado: 6%
-
Romeu Zema: 4%




