Psicólogo diz que pandemia mudou forma como os atletas tratam a saúde mental

psicologo-diz-que-pandemia-mudou-forma-como-os-atletas-tratam-a-saude-mental

A saúde mental deixou de ser tabu e ganhou espaço de destaque entre atletas após a pandemia. O cenário de isolamento e dificuldades financeiras em 2020 mudou a percepção sobre a importância do equilíbrio emocional no esporte. Profissionais apontam que o cuidado psicológico hoje é peça fundamental para o bom desempenho dentro e fora da preparação para qualquer modalidade.

“Em 2020, quando vem a pandemia, percebo que os atletas acabam lidando com um cenário que é diferente, de isolamento, com muitos protocolos e cuidados que foram estabelecidos ali no início. Então você tem um cenário onde o atleta se vê muito desafiado e isso traz uma valorização muito grande para a dimensão psicológica”, disse Matheus Vasconcelos, que atualmente trabalha como psicólogo do CRB, de Alagoas.

De acordo com profissionais da área, a resistência sobre a presença do psicólogo no esporte diminuiu bastante desde 2020. Atletas passaram a valorizar o suporte mental e a compartilhar experiências relacionadas ao tema, tornando a discussão mais comum na mídia esportiva.

“Eu sempre digo que de 2020 para cá as coisas melhoraram muito. Eu percebo que, a partir dali, os atletas começam a valorizar muito e você vê bastante na mídia atletas vindo à tona falar sobre a saúde mental. Então eu percebo que essa resistência ficou muito menor a partir desse movimento”.

Apoio essencial

O trabalho do psicólogo esportivo é visto como um suporte essencial, ajudando jogadores a desenvolverem consciência sobre a carreira, o trabalho e os desafios diários. O objetivo é potencializar o desempenho e fortalecer a saúde mental, sem prometer soluções mágicas, mas oferecendo caminhos para o atleta lidar melhor com as emoções e crescer dentro do esporte.

“Sempre enxerguei o trabalho do psicólogo esportivo como um ponto de apoio, um facilitador no cuidado na parte mental do atleta. Em nenhum momento eu costumo colocar a psicologia como um solucionador de problemas. Vejo o psicólogo como uma possibilidade de o atleta encontrar, na sua trajetória esportiva, coisas que lhe ajudam e lhe potencializam tanto na parte de desempenho quanto na parte de saúde mental”, completou.

Leia mais:

  • Ex-goleiro sofre infarto e morre durante partida de futebol
  • Jogador mais caro do futebol brasileiro xinga a própria mãe em áudio: ‘Vagabunda e interesseira’
  • David Beckham é condecorado cavaleiro e passa usar o título “Sir”