A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso de produtos à base de alulose, espécie de adoçante, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22), e tem validade imediata em todo o país.
Segundo a agência reguladora, a alulose não faz parte da lista de substâncias aprovadas para uso como adoçante ou como ingrediente alimentar no Brasil. Por esse motivo, os produtos que utilizam a substância não podem ser colocados no mercado nacional até que haja avaliação e autorização específicas.
A Anvisa esclareceu que qualquer alimento ou ingrediente considerado novo, ou que não tenha histórico de consumo no país, precisa passar por um processo formal de aprovação. Nessa etapa, os técnicos analisam o modo de fabricação e verificam se há risco de concentração de compostos que possam trazer danos à saúde ou ultrapassar níveis seguros para a população.
Com a decisão, os produtos à base de alulose da empresa ficam impedidos de circular no mercado brasileiro, e a fiscalização deve atuar para garantir o cumprimento da medida.
Leia mais:
- Ministério da Saúde anuncia acordo para desenvolvimento de vacinas contra o câncer
- ‘Esperma de salmão’: biomédica explica o tratamento estético que virou febre entre famosos
- Produtos irregulares e falsos emagrecedores são proibidos pela Anvisa
