O ex-vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), listou nesta sexta-feira (26) seis problemas de saúde que o pai, Jair Bolsonaro (PL), vem enfrentando desde que concluiu a cirurgia para corrigir hérnia inguinal bilateral, no Hospital DF Star, em Brasília (DF), onde está internado.
O político definiu como “doenças e comorbidades” relatados em documento com comprovação médica enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto isso, o ex-presidente também passa por acompanhamento após o procedimento realizado na quinta-feira (25), feriado de Natal.
- Refluxo gastroesofágico com esofagite. Hipertensão essencial primária (pressão alta);
- Doença aterosclerótica do coração (problemas cardíacos).
- Oclusão e estenose de carótidas (problema vascular) .
- Apneia do sono
- Carcinoma de células escamosas (lesões de pele que teriam sido diagnosticadas como câncer de pele)
- Soluços incoercíveis com refluxos constantes gerando vômitos (precisando usar medicações de ação no sistema nervoso central para lidar com este quadro).
Sintomas de depressão
Ainda nesta sexta-feira, em entrevista exclusiva ao SBT News, o médico Cláudio Birolini ressaltou a importância da situação anímica de Bolsonaro para favorecer a recuperação. Segundo ele, o ex-presidente apresenta sinais de estresse e depressão, o que pode intensificar as crises de soluço e atrasar a plena recuperação esperada.
“A gente sabe que momentos de maior ansiedade e estresse acabam contribuindo para crises de soluço mais intensas. Uma coisa leva à outra: ele fica estressado, deprimido, passa a ter soluços e, por causa disso, fica ainda mais nervoso. Isso acaba desencadeando uma situação bastante difícil, com a qual precisamos lidar”, disse Birolini.
Nesta sexta-feira, o ex-presidente ainda iniciou reabilitação com sessões de fisioterapia.
Bolsonaro internado em Brasília
Bolsonaro está internado na unidade de saúde desde quarta-feira (24), véspera da data da cirurgia, quando deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF). Na última semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido para que ele se recuperasse da cirurgia em prisão domiciliar.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha o marido, além dos filhos Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura, todos autorizados a visitarem o pai durante a internação no DF Star.
Leia mais:
- Médico alerta para quadro ‘deprimido’ de Bolsonaro durante recuperação
- Filha de Michelle é autorizada a visitar Bolsonaro durante internação
- Moraes determina prisão preventiva de Silvinei Vasques
