Um voo com cerca de 100 brasileiros que estavam em Aruba, no Caribe, pousou na manhã desta segunda-feira (5) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após um atraso de aproximadamente um dia e meio. O cancelamento inicial ocorreu por questões de segurança relacionadas à crise na Venezuela, após ataques dos Estados Unidos ao país.
- Após se declarar inocente em audiência, Maduro é transferido para presídio
A decolagem estava prevista para a noite de sábado (3), às 23h, mas foi suspensa pela companhia aérea Gol, que informou que a decisão foi tomada porque a rota prevista sobrevoaria o espaço aéreo venezuelano, considerado sensível naquele momento.
Segundo relatos de passageiros, a falta de informações após o cancelamento gerou insegurança. Uma das viajantes afirmou que não houve orientação clara sobre hospedagem extra nem previsão concreta para o retorno ao Brasil, o que fez com que alguns se sentissem “presos” em Aruba, ilha localizada a menos de 30 quilômetros da costa da Venezuela.
Em nota à CNN Brasil, a Gol informou que um voo extra foi organizado para atender os passageiros afetados. A aeronave decolou na manhã desta segunda-feira e pousou em Guarulhos por volta das 9h. A empresa afirmou ainda que, em situações excepcionais, as informações são repassadas por e-mail ou SMS e que o suporte necessário foi oferecido.
O atraso fez parte de uma série de cancelamentos e ajustes de rotas após os Estados Unidos imporem restrições temporárias ao espaço aéreo em regiões do Caribe, em meio à escalada da crise política e militar na Venezuela. As restrições foram retiradas no domingo (4), permitindo a retomada gradual dos voos na região.
Leia Mais:
- Vídeo: gesto de Maduro teria irritado Trump e pesado na decisão por ataque dos EUA
- Trump cometeu ‘crime de agressão’ na captura de Maduro, segundo ex-procurador do Tribunal Internacional
- Após Trump capturar Maduro, Colômbia teme ser o próximo e busca apoio do Brasil
