Durante a cerimônia de encerramento da programação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade, realizada nesta sexta-feira (30), no Centro de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom falou sobre a próxima agenda cultural da Prefeitura: a realização do Carnaval 2026, que mais uma vez acontecerá na Praça da Revolução.
Ao comentar a programação, o gestor ressaltou que, mesmo diante do período de alagações enfrentado pela cidade, a Prefeitura mantém o planejamento das atividades culturais sem deixar de prestar assistência às famílias atingidas. Segundo ele, as ações ocorrem de forma paralela, com equipes distintas.

Prefeito afirma que Carnaval 2026 ocorrerá na Praça da Revolução, mesmo durante período de alagações/Foto: ContilNet
“A gente sabe que estamos num momento difícil, com as alagações que estamos sofrendo, mas em momento nenhum a nossa equipe deixa de cuidar do pessoal que está na alagação para poder fazer outra atividade. Graças a Deus nós temos uma equipe muito grande, muito dedicada, e dá para atender todo mundo”, afirmou.
Bocalom destacou ainda que o município mantém programas específicos voltados ao atendimento das famílias afetadas pelas enchentes, ao mesmo tempo em que promove eventos culturais. Para ele, é possível conciliar assistência social e lazer para a população.
“Nós temos o programa das enchentes, a gente está cuidando, não vamos abandonar jamais. Ao mesmo tempo, também vamos fazer alegria daquelas pessoas que gostam do Carnaval. Muitas vezes algumas delas até estão alagadas, mas gostam do Carnaval”, completou.
Sobre a estrutura do evento, o prefeito anunciou mudanças na organização do espaço, especialmente na área do palco. De acordo com ele, a nova disposição busca melhorar a circulação no Centro da cidade.

Em 2025, quase 50 mil pessoas participaram do Carnaval no Centro de Rio Branco/ Foto: ContilNet
“O Carnaval vai ser feito aqui na praça mais uma vez. A gente mudou um pouco o palanque, tiramos ali do cruzamento de ruas, liberamos as ruas durante o dia e, à noite, elas ficam fechadas. O modelo ficou melhor ainda e quem é da área está gostando muito”, explicou.
O prefeito também destacou o reforço na segurança durante o evento, citando a atuação integrada das forças de segurança pública e privada.
“É muita segurança: são câmeras, Polícia Militar, Polícia Civil e segurança privada. Não tivemos nenhum incidente nas nossas festas. Isso mostra que o povo de Rio Branco é ordeiro, gosta de trabalhar, mas também sabe aproveitar os momentos de lazer com muito respeito”, disse.
Ao final, Bocalom comentou críticas feitas nas redes sociais sobre a realização do Carnaval durante o período de alagações e afirmou que os recursos utilizados em cada área são distintos.
“Não falta dinheiro para alagação. A prova maior é o atendimento que a Prefeitura tem feito às famílias. A gente cuida bem do dinheiro, separa um pouquinho para cada canto, sem desviar, e isso está permitindo fazer muita coisa em Rio Branco”, concluiu.
A programação oficial do Carnaval 2026 deverá ser divulgada nos próximos dias pela Prefeitura de Rio Branco.
