Procura pela 1ª CNH cresce até 50% em cidades de SP após mudanças

procura-pela-1a-cnh-cresce-ate-50%-em-cidades-de-sp-apos-mudancas

A busca pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cresceu em diversas cidades do estado de São Paulo em janeiro deste ano, já sob o novo modelo da CNH Paulista, que segue as diretrizes da CNH do Brasil e promete ser mais acessível e moderna. Na comparação com janeiro de 2025, entre os dias 1º e 28, a capital paulista registrou aumento de 35% na procura, passando de 18.270 para 24.640 solicitações.

  • Bons motoristas terão CNHs renovadas automaticamente; saiba quem tem direito

Além disso, outras cidades apresentaram altas ainda mais expressivas. Em Campinas, a demanda subiu 43%, de 1.934 para 2.772 pedidos. Já em São José dos Campos, o crescimento chegou a 50%, com salto de 1.172 para 1.763. Barueri também teve avanço relevante, de 49%, enquanto Araraquara registrou alta de 46% e Presidente Prudente liderou o ranking, com aumento de 55%.

No recorte estadual, o crescimento foi de 25%, com o total de solicitações passando de 75.370 para 93.952. Segundo o Detran-SP, o novo modelo de habilitação busca simplificar e baratear as etapas de formação, o que ajuda a explicar a maior procura.

Mudanças nas provas para tirar CNH

Em janeiro, as mudanças incluíram a extinção da baliza nas provas práticas, a inserção do carro com câmbio automático e a adoção de um teto de R$ 90 para os exames psicotécnico e médico. Ao mesmo tempo, o órgão vem implementando de forma gradual outras medidas previstas na nova regulamentação, com foco na digitalização de etapas, na redução de custos e na ampliação do acesso à CNH.

Por fim, o Detran-SP informa que as orientações oficiais sobre o novo modelo, as etapas do processo e as regras para os candidatos estão disponíveis na página da CNH Paulista.

Leia mais no BacciNotícias:

  • Nova regra da CNH reduz custos e muda mercado de autoescolas em todo o país
  • CNH sem autoescola: veja como vai funcionar o novo modelo
  • Volta autoescola? Justiça derruba liminar e novas regras da CNH continuam válidas