O 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), responsável pelo policiamento de 33 bairros do Segundo Distrito da capital, tem um novo comandante: trata-se do tenente-coronel Igor Bandeira assumiu oficialmente o comando do batalhão, sucedendo o tenente-coronel Felipe Russo, que esteve à frente da unidade desde dezembro de 2022 e agora passa a comandar o Batalhão de Operações Especiais (Bope). A solenidade foi promovida nesta terça-feira (3).
SAIBA MAIS: PM do Acre emite nota de pesar pela morte do 3º Sargento Anderson Costa de Jesus

Tenente-coronel Igor Bandeira assume o comando do 2º BPM. Foto: Joabes Guedes/PMAC
A cerimônia aconteceu no quartel do 2º BPM e contou com a presença de oficiais, praças e autoridades civis. O ato marcou a continuidade administrativa da corporação, além de reforçar o fortalecimento das ações operacionais desenvolvidas na região. Durante o evento, também foram entregues novos fardamentos ao efetivo da unidade.
Com experiência em unidades estratégicas da Polícia Militar, incluindo o comando mais recente do Bope, o tenente-coronel Igor Bandeira destacou a responsabilidade de liderar uma das maiores unidades da capital e reafirmou o compromisso com o policiamento de proximidade.
“Assumir o comando do 2º Batalhão é uma grande responsabilidade. É uma unidade que atua em áreas de realidades complexas e com alta demanda da população. Nosso foco será manter a disciplina, valorizar o efetivo e fortalecer a presença da Polícia Militar nos bairros, com ênfase na prevenção, na pronta resposta e na aproximação com a comunidade”, afirmou.
O tenente-coronel Felipe Russo deixa o comando do 2º BPM após mais de dois anos, período marcado pela reorganização operacional e pelo fortalecimento do policiamento no Segundo Distrito da capital.

Com experiência em unidades estratégicas da Polícia Militar, incluindo o comando mais recente do Bope, o tenente-coronel Igor Bandeira destacou a responsabilidade de liderar uma das maiores unidades da capital | Foto: Davi Barbosa/PMAC
Entrega de novos fardamentos
Durante a solenidade, a PMAC realizou a entrega de novos fardamentos operacionais ao efetivo, resultado de um investimento de quase R$ 3 milhões. Do total, mais de R$ 2,3 milhões foram viabilizados por meio de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC).
Os novos uniformes oferecem mais conforto, segurança e funcionalidade, além de atenderem às exigências da atividade policial e às condições climáticas da região. A iniciativa também contribui para a padronização visual da corporação, reforçando valores como disciplina, profissionalismo e credibilidade.
A presidente do Detran-AC, Tayanara Martins, destacou que a entrega reflete o compromisso do governo do Estado com a valorização dos profissionais da segurança pública. “Essa entrega representa a valorização do servidor que está na linha de frente, servindo e protegendo a população. Desde o início da nossa gestão, mais que triplicamos os repasses, por entender que esses investimentos são essenciais para melhorar o atendimento à sociedade”, afirmou.
VEJA TAMBÉM: PM afirma que fechamento de casa noturna ocorreu durante fiscalização e após resistência
Já a comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, ressaltou que os investimentos impactam diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Segundo ela, a valorização do policial militar é um dos pilares da gestão e só é possível graças ao apoio do governo do Estado e a parcerias estratégicas, como a mantida com o Detran-AC.
