Em Seul, Lula compara trajetória política do Brasil e da Coreia do Sul

em-seul,-lula-compara-trajetoria-politica-do-brasil-e-da-coreia-do-sul

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta segunda-feira (23), em Seul, na Coreia do Sul, que as histórias políticas recentes do Brasil e do país asiático têm pontos em comum, especialmente no que diz respeito à redemocratização e à resistência institucional.

  • Eleições 2026: saiba até quando o eleitor pode atualizar dados e mudar local de votação

Durante coletiva ao lado do presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, Lula destacou que ambos os países passaram por períodos de instabilidade política e conseguiram preservar suas democracias.

“Apesar da distância geográfica, as histórias políticas recentes de Brasil e Coreia têm muito em comum. Nos anos oitenta, após longos períodos de luta e resistência, conquistamos a redemocratização. Quatro décadas depois, enfrentamos novamente tentativas de golpe de Estado. Felizmente, quando colocadas à prova, nossas democracias mostraram firmeza e resiliência”, declarou o presidente.

Visita de Lula

Durante a visita oficial, os dois mandatários assinaram dez atos conjuntos, com foco em áreas estratégicas como comércio, integração produtiva, economia e agricultura. Segundo Lula, os acordos marcam o início de um novo momento nas relações bilaterais.

“Damos início a um renovado ciclo de desenvolvimento e prosperidade compartilhada”, afirmou.

Além disso, o presidente brasileiro ressaltou que discutiu com o líder sul-coreano a retomada das negociações entre o Mercosul e a Coreia do Sul, tratativas que estavam interrompidas desde 2021. A expectativa é avançar em um acordo que amplie o comércio e fortaleça a cooperação entre os países.

Leia mais no BacciNotícias:

  • Pesquisa aponta Lula e Flávio Bolsonaro na frente na corrida presidencial de 2026
  • Kim Kataguiri diz que bolsonarismo ‘entrega o país ao PT’ e aposta em nova direita para 2026
  • Lula usa Carnaval de 2026 para turbinar pré-campanha à reeleição; veja agenda

O post Em Seul, Lula compara trajetória política do Brasil e da Coreia do Sul apareceu primeiro em Bacci Noticias.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.