O grafitti acreano vai ganhar espaƧo em um dos maiores encontros de arte urbana do paĆs. O artista plĆ”stico Mahatma MahĆ” foi convidado para participar da 10ĀŖ edição. Festival Street of Styles, o Encontro Internacional de Grafitti, que ocorre nos dias 10, 11 e 12 de abril.
Para ele, o convite tem um significado especial. āFoi recebido de uma forma muito especial para representar o Acre, o Ćŗnico artista que estĆ” aĆ nessa ediçãoā, afirma. O encontro, que jĆ” acontece hĆ” uma dĆ©cada, reĆŗne nomes do Brasil e do exterior em uma grande imersĆ£o artĆstica.
Mahatma destaca que o principal valor do evento estĆ” na troca entre artistas. āĆ um encontro onde acontece muita troca, a gente aprende muita coisa tambĆ©m. A gente atualiza tĆ©cnica, atualiza muita coisaā, explica.

MahĆ” destaca que o principal valor do evento estĆ” na troca entre artistas. ā Foto: Arquivo pessoal
Ele relembra a primeira participação, em 2017, como um momento marcante na carreira. āEu pude conhecer vĆ”rios artistas que eu era fĆ£, que eu nunca imaginava nem conhecer e tive a oportunidade de pintar ao ladoā, conta.
Segundo o artista, experiĆŖncias como essa impactam diretamente o trabalho desenvolvido no Acre. āQuando a gente volta e aplica isso no trabalho, Ć© uma forma de inspiração tambĆ©mā, diz.
Da arquitetura ao grafitti como sustento
A trajetória de Mahatma no grafitti comeƧou em 2011, a partir de oficinas que despertaram o interesse pela arte urbana. āDesde 2014 eu comecei a trabalhar profissionalmente na Ć”rea. Sou arquiteto e urbanista, mas hoje tiro o sustento da minha famĆlia atravĆ©s do grafittiā, afirma.
Conhecido por intervenƧƵes de grande visibilidade, o artista tambĆ©m foi responsĆ”vel por grafittis nosĀ viadutos da capital acreana. āFoi uma oportunidade que virou uma grande vitrine. A proposta era homenagear a AmazĆ“nia, a produção de alimentos regionais e tudo que gira em torno do nosso estadoā, explica.

Conhecido por intervenƧƵes de grande visibilidade, o artista tambĆ©m foi responsĆ”vel por grafittis nosĀ viadutos da capital acreana. ā Foto: Arquivo pessoal
Mahatma ressalta que a participação no evento tambĆ©m simboliza a forƧa da arte local. āA gente estĆ” indo realmente para representar o Acre e Rio Brancoā, afirma.
O artista tambĆ©m destacou o apoio recebido para viabilizar a viagem. āEles conseguiram o aporte da passagem, o que foi fundamental, porque o evento oferece estrutura, mas nĆ£o custeia o deslocamentoā, explica. āAcredito que vai ser um novo passo na jornada de fortalecimento do meu trabalho e tambĆ©m do grafitti que Ć© criado aquiā, conclui.

