
No Acre a gasolina está custando 4,17 reais/litros e não foi confirmado o reajuste/Foto: Reprodução.
Os preços da gasolina e do diesel subiram pela terceira semana consecutiva no Brasil, apontou pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta sexta-feira (23), após a Petrobras elevar no início do mês os preços nas refinarias.
Entre 18 e 24 de dezembro, a gasolina na bomba subiu 0,45%, para 3,759 reais/litros em média, após ter avançado 1,38% na semana anterior. Já o preço médio do diesel avançou 0,43%, para 3,038 reais/litros após avanço de 1,41% na semana anterior, segundo pesquisas.
A Petrobras elevou, no dia 6 de dezembro, os preços do diesel nas refinarias em 9,5% e da gasolina em 8,1% em média.
Desde que a nova política de preços da petroleira passou a vigorar, em outubro, a Petrobras elevou os valores uma vez e reduziu em duas oportunidades. Mas as reduções não chegaram às bombas, com os agentes do mercado melhorando margens.
No Acre, com a gasolina custando em média 4,17 reais/litros, ainda não se sabe se as bombas sofrerão esse aumento nos combustíveis. De acordo com a assessoria do Sindicato dos postos de combustiveis do Acre (Sindepac), os revendedores de combustíveis não são comunicados com antecedência sobre reajuste ou redução nos preços. Novos valores nos produtos são conhecidos somente quando as distribuidoras repassam, no momento da aquisição, ou seja, quando os postos reabastecem.
