
Bombeiros e Defesa Civil realizam apoio emergenciais às famílias atingidas /Foto: reprodução.
Com a elevação de 11 centímetros nas últimas 12 horas, o Rio Juruá, na cidade de Cruzeiro do Sul, registrou a marca de 13,84 metros, na manhã deste domingo (29), de acordo com o monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros.
O manancial ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 13 metros. Até o momento, 43 famílias foram removidas de suas residências que foram atingidas pelas águas.
Já o Rio Tarauacá, localizado na cidade de mesmo nome, ultrapassou a cota de alerta, que é de 8,50 metros, e registrou 10 metros na medição das 10h deste domingo (29). Com isso, os bairros Triângulo e Senador Pompeu, também conhecido por bairro da Praia, foram atingidos pelas águas.
Ouça a mensagem do ministro
Com a subida repentina do nível dos afluentes no Acre, e procurado pelo senador Gladson Cameli, o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, transmitiu uma mensagem de solidariedade e apoio por parte do Governo Federal, ao povo atingido pelas cheias dos Rios Juruá e Tarauacá.
“Nós já estivemos em contato, por meio do senador Gladson Cameli, para estarmos em alerta e assim que as prefeituras derem entrada nas solicitações de apoio, a Defesa Civil Nacional estará colaborando e cooperando para minimizar os efeitos das enchentes, e claro, das consequências para que possamos o quanto antes normalizar a vida da população atingida”, disse o ministro.
