Senai capacita empresas de panificação filiadas ao Sindpan

Colaboradores de empresas filiadas ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Acre (Sindpan) participaram, durante a última semana de janeiro, de uma capacitação em técnicas de fermentação natural. Realizada pela Escola Senai, o curso foi ministrado pelo padeiro artesão de renome nacional e internacional, Marcos Gugel. Eleito padeiro do ano em 2019 pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (Cipan), atualmente ele atua em Pernambuco.

O empresário José Francisco de Souza, da Pão Quente, elogiou a iniciativa e diz ter boas expectativas com relação aos produtos que foram criados durante o curso. “Os produtos são muito bonitos e com sabores e aromas diferenciados, como o pão com jambu, pão com ervas e pão com pirarucu, por exemplo. Todos os ingredientes são muito usados na nossa região, fazendo com que a nossa produção local seja mais caseira e ainda mais bonita. Esperamos uma boa aceitação no mercado e também participar de outras oportunidades como essa”, agradeceu.

De acordo com o presidente do Sindpan, empresário Abrahão Felício, o sucesso da capacitação se deveu ao envolvimento de empresários e colaboradores. “Superou todas as expectativas. Passei seis meses para conseguir que o instrutor Marcos Gugel viesse, porque eu sei que ele é muito bom. A fermentação natural é uma tendência mundial e aqui isso já está sendo exigido, pois tem uma qualidade superior e faz bem para a saúde. Houve presença maciça dos participantes, todos atenderam ao chamado e não faltaram nem um dia, inclusive já estão pedindo pela volta do instrutor. Nunca tinha visto nada igual”, elogiou.

Gugel afirma que ficou muito feliz com a dedicação de todos. “Foram cinco dias de curso, não faltaram nem um dia. Trabalhamos com eles as técnicas de fermentação natural e já teve aluno aqui que começou a usar a massa magra nas suas panificadoras. Fui muito bem acolhido por todos, quero inclusive agradecer à FIEAC e ao SENAI pelo convite”, destacou o padeiro artesão.

MARCA SENAI – Segundo o diretor regional do Senai, João César Dotto, em torno de 13 empresas foram atendidas, com 30 colaboradores participantes. Todos com uma dedicação elogiável. “A proposta é melhorar cada vez mais os processos do setor de panificação, sobretudo com a fermentação natural. Essa parceria entre Fieac, Senai e Sindpan, que trouxe este instrutor renomado internacionalmente, foi muito importante até para nós nos atualizarmos sobre como podemos melhorar ainda mais com relação a equipamentos e novas tendências”, reconheceu.

O presidente da Fieac e do Conselho Regional do Senai, José Adriano, endossou as palavras de Dotto afirmando que o setor de panificação é de grande importância para a economia local. “Neste ano, estaremos ainda mais próximos. Estarei aqui para conversar com os alunos para saber o que podemos fazer para não deixar nada a desejar. Queremos contribuir para sempre oferecer o melhor por meio da marca Senai”, garantiu.

PUBLICIDADE