Assim que o governo confirmou três casos de coronavírus no Acre, várias pessoas correram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito em busca de testes para a doença. Na tarde desta terça-feira (17), muita gente formava fila na entrada do local.
O espaço foi escolhido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) como referência para a coleta de exames para a Covid-19. Estão sendo atendidos com prioridade pessoas que voltaram de viagem nos últimos 14 dias e que estejam com sintomas.
A recomendação é que quem está à espera de outro tipo de atendimento procure a UPA da Sobral ou um posto de saúde mais próximo.
A Sesacre informa que não há circulação do vírus em Rio Branco. Os três casos confirmados são de pessoas que estavam fora do Acre. Por isso, o órgão pede que procure a UPA apenas quem tiver chegado ao estado nas últimas duas semanas.
Os sinais do coronavírus se assemelham aos da gripe. A importância de procurar a UPA apenas se a suspeita de Covid-19 for séria é para evitar que pessoas na verdade gripadas ou resfriadas entrem em contato com quem realmente esteja com o novo vírus.