O advogado especializado em Direito Penal pela Universidade de Coimbra (Portugal) e candidato a prefeito em Xapuri, Carlos Vinicius (MDB), de 32 anos, concedeu entrevista ao ContilNet nesta terça-feira (13) e afirmou que a cidade precisa acreditar na nova política para que, desta forma, sejam solucionados os principais gargalos da região, como gastos públicos.
O emedebista destacou que a cidade tem um dos maiores índices de desemprego do Estado e que sua principal meta, se eleito prefeito, é gerar emprego e renda para a população, com parcerias com o poder público estadual e federal. O postulante à vaga de chefe do executivo municipal contou que uma de suas principais ações será enxugar gastos da máquina pública. “Vamos revisar e renegociar os contratos da prefeitura, pois acho que muito dinheiro é desperdiçado no município”, afirmou.
Na área da saúde, Carlos falou que Xapuri está com os postos de saúde abandonados pela atual gestão. “Vamos ampliar os postos de saúde na região urbana e rural para atender as necessidades do povo de Xapuri”, explicou.
O advogado ressaltou que em seu plano de governo consta o projeto de investimento na área de turismo, por conta da grande influência que tem a imagem do seringueiro Chico Mendes. “Vou citar três países como referência no turismo: França, Alemanha e Noruega, que geram mais de R$ 10 milhões de reais na defesa da Amazônia. Essa é uma causa que a cidade defendeu desde a década de 70. Xapuri precisa se preparar para atrair turistas”, destacou.
Investimentos
O candidato pontuou que em sua gestão vai procurar recursos públicos para fortalecer as fábricas da região, como por exemplo, a de camisinha, que não está atuando com a capacidade máxima de funcionários.
Vinicius acrescentou que vai criar um centro de artesanato, além de investir no Polo Moveleiro que, segundo ele, não foi explorado na atual gestão. “Vamos reativar o programa das costureiras. Temos que transformar isso daqui em um Polo de Artesanato”, argumentou.
Para encerrar a entrevista, Carlos disse que nessas eleições, ele representa o que há de novo na política e acredita em seu potencial para vencer as eleições na terra de Chico Mendes. “Eu era advogado e hoje sou candidato. A gente consegue ver a nossa campanha alavancando”, concluiu.
Carlos Vinicius já ocupou os cargos de Presidente da Comissão de Prerrogativas e Presidente da Comissão de Direito Penal na Ordem dos advogados do Brasil (OAB). Ele foi ainda presidente da Associação Brasileira de Direito Criminal no Acre (Abracrim).