A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prometeu agilidade na vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco. Em entrevista à Rede AmazÓnica na manhã desta sexta-feira (11), o secretÔrio Frank Lima disse que vai cortar a burocracia para a imunização da população rio-branquense.
De acordo com ele, a partir de agora, a pessoa precisa apenas apresentar a carteira de identidade para comprovar a idade e o cartĆ£o do Sistema Ćnico de SaĆŗde (Sus) na hora de vacinar. AlĆ©m disso, segundo o secretĆ”rio, neste momento o municĆpio jĆ” tem vacinas suficientes para imunizar todo o pĆŗblico de 50 a 59 anos da Capital.
āEstou com meu coração cheio de alegria pois temos 27 mil vacinas, o que Ć© suficiente para vacinar o pĆŗblico de 50 a 59 anos, e semana que vem o MinistĆ©rio da SaĆŗde vai enviar mais doses e com isso vamos poder avanƧar com mais agilidadeā, comemorou Lima.
A partir de segunda-feira (14) essa vacinação para o pĆŗblico geral, fora do grupo prioritĆ”rio, vai estar disponĆvel de forma escalonada:
Segunda-feiraĀ (14): 59 anos
Terça-feira (15): 58 anos
Quarta-feira (16): 57 anos
Quinta-feira (17): 56 anos
Sexta-feira (18): 55 anos
O sÔbado serÔ utilizado para a repescagem, ou seja, para vacinar as pessoas dentro desse grupo de 50-59 anos que não puderam ir durante a semana. De acordo com Frank Lima, quem perdeu o dia de vacinação, pode ir nos dias seguintes e se imunizar.
āSe a pessoa perdeu o seu dia de vacinar pode ir no dia seguinte sem problema nenhum, entrar na fila e vacinar, só nĆ£o vai ser permitido adiantar, mas quem perdeu seu dia pode ir no dia seguinte, simā, disse o secretĆ”rio.
Quanto ao motivo nĆ£o liberar a vacina para todo o pĆŗblico de 50-59 anos de uma vez, mesmo tendo imunizantes suficientes ele lembrou que liberar assim poderia acarretar em uma grande aglomeração nos primeiros dias e como o objetivo Ć© justamente evitar o coronavĆrus, o melhor a fazer Ć© organizar o calendĆ”rio afim de evitar a aglomeração.
Frank Lima disse que ainda nesta sexta-feira a Semsa vai divulgar um card com todos os detalhes de datas e locais disponibilizados para a vacinação da próxima semana.
