30 de abril de 2024

Dólar abre em queda e opera por volta dos R$ 3,90

Na mínima da sessão, a moeda americana atingiu 3,8841 reais./ Foto: ContilNet

Na mínima da sessão, a moeda americana atingiu 3,8841 reais./ Foto: ContilNet

O dólar abriu em queda e chegou a cair abaixo de 3,90 reais nesta sexta-feira, reagindo à intensa ação do Banco Central (BC), que aliviou boa parte da pressão sentida no mercado brasileiro de câmbio nas últimas sessões. Às 10h15, o dólar recuava 1,21%, a 3,9432 reais na venda, após marcar na véspera a maior queda desde o fim de 2008, de 3,73%. Na mínima da sessão, a moeda americana atingiu 3,8841 reais.

Na quinta, o dólar perdeu fôlego e passou a cair depois de declarações do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que admtiu a possibilidade de uso das reservas internacionais para conter a alta da moeda americana. No fim da sessão, o bom humor ganhou mais um impulso com o anúncio de um programa de leilões diários de venda e compra de títulos pelo Tesouro Nacional.

Tombini “deu a entender que o BC pode usar as reservas cambiais vendendo dólar no físico, a divisa iniciou um forte processo de queda”, escreveu o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva Filho, em nota a clientes. Ele não descarta, porém, que o dólar retome a trajetória de alta em breve. “Apesar do alívio da pressão pontual sobre os ativos domésticos, várias questões de cunho político e fiscal ainda encontram forte resistência em sua aprovação como a reforma ministerial, as apreciações de vetos presidenciais a propostas que oneram os cofres públicos e a nova CPMF.”

Nesta sessão de sexta, o BC atuará três vezes no mercado: com um leilão de até 20 mil novos swaps, equivalentes a venda futura de dólares; um leilão de venda de até 1 bilhão de dólares com compromisso de recompra; e oferta de até 9,45 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em outubro.

O olhar atento do BC ofuscava até mesmo a perspectiva de que os juros devem subir ainda neste ano nos Estados Unidos, reforçada por declarações da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, e pelos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) americano cresceu à taxa anualizada de 3,9% no segundo trimestre, revelou há pouco a terceira leitura. A previsão era menor, de alta de 3,7%.

(Com agência Reuters)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost