O presidente da Apex, Jorge Viana, fez parte da comitiva do presidente Lula, que embarcou para Buenos Aires, na Argentina, neste domingo (22). A viagem é a primeira que Lula faz ao exterior como presidente e deverá marcar a volta do Brasil à 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), dois anos após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter deixado o grupo.
Pretendendo firmar acordos para exportação e importação de produtos brasileiros, o ex-senador Jorge Viana deverá ter reuniões com empresários argentinos. O atual presidente da Apex deve focar em produções feitas na Amazônia e na Região Nordeste, tentando descentralizar as exportações de outras regiões, como disse em entrevista à GloboNews nas últimas semanas.
Nas redes sociais, Jorge disse que o presidente da Argentina, Alberto Férnandez, será um importante companheiro na missão de trazer de volta a diplomacia presidencial e fortalecer as exportações brasileiras. Segundo ele, o trabalho agora é reconstruir a parceria após os ataques feitos pelo ex-presidente Bolsonaro. “A argentina sempre foi o terceiro parceiro do comércio exterior do Brasil, mas essa relação foi abalada e perdeu quase metade do fluxo financeiro no último governo, que tratava esse importante vizinho como inimigo”, escreveu.
https://www.instagram.com/p/Cnw6efJOpvz/?igshid=YWJhMjlhZTc=
Jorge tem reuniões importantes marcadas também no Brasil. O presidente já disse que deverá encontrar todos os governadores brasileiros para traçar prioridades que serão adotadas por cada estado. Na última semana, JV encontrou pela primeira vez o governador do Acre, Gladson Cameli. Na reunião, foram discutidos os principais obstáculos que o Acre deverá enfrentar para crescer o volume de exportações e potencializar o comércio exterior.
SAIBA MAIS: Jorge Viana chega ao Acre para encontro com Gladson e o setor produtivo
Além de compromissos na Argentina, a comitiva presidencial também tem uma viagem marcada para o Uruguai, na próxima quarta-feira (25).