O nível das águas do rio Acre segue baixando há alguns dias, segundo a medição da Defesa Civil de Rio Branco. Na última quinta-feira (26), o rio mediu 6,92 metros, já nesta sexta-feira (27), o manancial estava 6,60 metros, registrando 32 centímetros a menos, em 24 horas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão, esse nível é normal para o período, principalmente no início e final do mês de dezembro, quando o rio mede de 6 a 7 metros, mas não descarta a preocupação de uma enchente em 2023.
Falcão explicou ao ContilNet que até a última quarta-feira (25), o nível do rio estava acima do registrado em 2022. Neste mesmo ano, o rio chegou a 15 metros no mês de março. “Tivemos uma mudança climática, que está chovendo pouco em janeiro. Isso nos preocupa porque, geralmente, quando chove pouco em um mês, o seguinte chove o dobro, como aconteceu com novembro e dezembro do ano passado”.
A Defesa Civil tem trabalho com o pior cenário de alagações, como forma de prevenção. “Em fevereiro pode chover acima do esperado e estamos trabalhando com o pior cenário, para que, se acontecer, estaremos prontos. Trabalhamos com o cenário da possibilidade do rio chegar até 15 metros e 50 centímetros nos próximos dois meses”, explica.