O governador Gladson Cameli, ao empossar 54 novos professores da rede estadual, aproveitou para anunciar, nesta segunda-feira (27), um reajuste de 14,95% no salário dos servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Em entrevista exclusiva ao Contilnet, o secretário da pasta, Aberson Carvalho, explicou como o aumento será aplicado na prática.
VEJA TAMBÉM: Gladson anuncia reajuste salarial de 14,95% para professores e pessoal de apoio
De acordo com o secretário, todos os professores e profissionais de apoio de todo o Estado irão receber o reajuste, incluindo os inativos e aposentados. Segundo Aberson, o pagamento deverá ser pago de forma retroativa, a partir de janeiro deste ano e já incluso na folha salarial de março. “O reajuste é aplicado no plano de carreira, por isso, todos irão receber”, explicou.
O reajuste precisará ainda ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Ainda segundo o secretário, o aumento terá um impacto de R$ 250 milhões por ano, na folha salarial do Estado, e irá ser concedido a mais de 16 mil servidores.
O aumento faz parte de uma decisão do Governo Federal, anunciada no último dia 16 de janeiro pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A lei que regulamenta o piso salarial dos professores do magistério deve ser atualizado anualmente, sempre no mês de janeiro.