O governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou, na noite desta terça-feira (16), a captação de mais um fígado para realização do procedimento cirúrgico de transplante.
O doador é proveniente de Goiânia (GO) e o órgão chegou a Rio Branco por volta de 22h30. O receptor, de 67 anos, é natural de Boca do Acre (AM), e já aguardava no centro cirúrgico, aos cuidados da equipe médica.
“O transplante seguiu durante a madrugada e o término foi por volta das 3h30 desta quarta-feira. O procedimento aconteceu sem intercorrências e o receptor se encontra estável, na UTI da Fundhacre”, destaca a coordenadora do Transplante na Fundhacre, Valéria Monteiro.
Foi o quinto transplante do ano, totalizando 67 procedimentos desde o início do programa, em 2014.
Para viabilizar o processo de captação e de transplantes, é necessária a integração e envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da Organização de Procura de Órgãos, vinculada à Central Estadual de Transplantes, com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que viabiliza a distribuição e logística para a chegada do órgão.