“O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto no Plano Nacional de Educação (PNE); além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público”, diz a Cartilha do Ministério da Educação.
O Governo Federal através do Minstério da Educação (MEC), como idealizador da política nacional, oferecerá apoio técnico e financeiro à Rede de Ensino do Município de Xapuri.
Para o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, “É com esse espírito de colaboração e parceria entre o Governo Federal através do MEC e a Prefeitura de Xapuri que queremos continuar transformando a educação xapuriense, cuidando de nossas crianças e garantindo o direito de cada uma de ler e escrever na idade certa”, destacou.
A secretária municipal de Educação de Xapuri, Fernanda Abreu, destaca que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada veio de encontro ao que a Secretaria Municipal de Educação de Xapuri (SEMED) já vem desenvolvendo nos últimos anos.
“A SEMED tem feito um trabalho bem alinhado e com esse olhar de atender desde a Educação Infantil (Zona urbana e Rural) até o 2º ano do Ensino Fundamental. Na zona rural temos o programa Primeira Infância, que é uma benção e tem atendido inúmeras famílias e crianças nos mais distantes locais do nosso município, além das pré-escolas, com professores capacitados e uma equipe técnica atuante; e na zona urbana temos intensificado as ações nas pré-escolas, onde já estamos colhendo resultados satisfatórios. É gratificante tudo isso, e podemos ver de perto o aprendizado de nossos alunos. Nossa meta é fazer com que em 2024 tenhamos um índice de rendimento elevado com nossas crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, sabendo ler, escrever e tudo mais”, destacou.