A professora mestre em Engenharia Civil, Angela Bessa, lança o livro “Processo de gestão no setor de Habitação – Caso Cohab Acre”, em Rio Branco, capital acreana. O lançamento da obra acontece no Memorial dos Autonomistas, no dia 24 de novembro de 2023, às 18h.
A escritora, Angela Bessa, contou ao ContilNet a expectativa para o lançamento do livro, que será lançado no Acre após um pré-lançamento na Livraria Cultura, em São Paulo.
A obra, segundo a autora, nasceu no primeiro dia de trabalho na Companhia de Habitação do Acre, especialmente no período 1985-2009, quando da elaboração e defesa da dissertação de mestrado multidisciplinar, em Engenharia Civil, pela Universidade Federal Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a professora, a realidade da falta de moradia popular passou a ser um dos grandes problemas sociais, apesar de ser um direito de cidadania assegurado na Constituição Federal, “por ser competência comum da União, dos estados e municípios. Na verdade, faltam programas permanentes e de longo prazo para a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico”, explica.
O livro a ser lançado, fruto de uma dissertação de mestrado, permite levar a conhecimento do leitor a preocupação da autora com uma das problemáticas sociais mais evidentes, que impactam a qualidade de vida da sociedade brasileira. Qual seja, a carência efetiva de moradia popular em nosso país. Sendo assim, oportunizou-se acompanhar as transformações sociais e culturais no ambiente laboral, além de se observar a evolução dos processos de gestão, conectados com os programas de investimentos destinados a mitigar o sofrimento da população mais carente.
“No atual contexto mundial, profundamente globalizado e digitalizado, complexo e competitivo, as organizações, de um modo geral, devem procurar rever suas práticas gerenciais passando a adotar modelos mais flexíveis de gestão em que a criatividade, a inovação e a sensibilidade gerencial possam propiciar atitudes voltadas para implementar projetos
inovadores, tecnologias de ponta e relações interpessoais, avaliando as pessoas como meio de transformação e centro do poder decisório”, disse a professora.
A acreana falou ainda, que além de estar feliz e motivada com a realização do evento, tem percebido o quanto se sente cercada por pessoas incríveis. “Dispostas a aprofundar os seus saberes sobre gestão e habitação. Não se trata, tão somente, de um simples lançamento do livro, mas representa o coroamento de todo um esforço realizado ao longo da sua carreira
profissional”, explica a professora.
O livro será lançado, em Rio Branco, no espaço do Memorial dos Autonomistas, anexo ao Teatro Hélio Melo e Café do Memorial, no dia 24 de novembro, às 18h.
Conheça Angela Bessa
Angela Maria Bessa Fleming, é nascida em Rio Branco, capital do Acre, graduada em Administração de Empresas pela Universidade Santa ÚrsulaUSU-RJ (1982), tem complementação pedagógica pela Universidade Federal do Estado do Acre (Ufac) em 1987.
A acreana é pós-graduada pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas Rio Branco (FIRB-AC), em 2003, e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), em 2009. Angela é funcionária pública concursada e aposentada pela Companhia de Habitação do Acre (COHAB/AC) e Secretaria de Educação do Estado do Acre (1985-2017).
Além disso, a acreana já foi coordenadora do Curso de Administração da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), entre 2010-2019. Professora universitária dos cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades FIRB, FAAO e do Centro Universitário U:VERSE, entre 2000-2022, pró-reitora acadêmica do Centro Universitário U:VERSE entre 2020-
2022.
Conselho Federal de Administração-CFA e Conselho Regional de Administração do Estado do Acre-CRA/AC – Membro da Comissão Executiva para implantação do CRA/AC (2009-2010), Conselheira Regional – CRA/AC – Diretora de Desenvolvimento Profissional e Institucional (2010). Conselheira regional efetiva (2015-2018), vice-presidente do
Conselho Regional de Administração do Acre. Conselheira federal suplente (2019-2022), conselheira regional efetiva e vice-presidente do Conselho Regional de Administração (2023-2026).