Iphan decide recuperar imóveis no entorno da casa Chico Mendes, em Xapuri

O projeto será realizado em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac)

Em visita ao município de Xapuri, para prestigiar a reinauguração da Casa de Chico Mendes, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, revelou que imóveis no entorno da Casa de Chico Mendes também serão recuperados.

SAIBA MAIS: Casa de Chico Mendes é reaberta em Xapuri; investimento chega a quase R$ 100 mil

O projeto será realizado em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), que fará o mapeamento das casas pertencentes a famílias em vulnerabilidade social.

“É um projeto do Iphan, que é a nossa chegada na política de patrimônio como ferramenta de cidadania. Pessoas aqui nessa região, que ganham até três salários mínimos, poderão ser beneficiadas com esse projeto”, conta.

Leandro Grass é presidente do Iphan. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Leandro explicou que o mapeamento será feito por professores e estudantes da universidade. “Não adianta recuperarmos essa casa e ao redor ter uma degradação. A ideia é que estudantes e professores de engenharia façam o mapeamento dos danos”.

De acordo com o presidente do Iphan, serão feitos reparos de pintura, concerto de telhados, dentre outros, conta Leandro.

Reabertura teve a presença da vice-governadora do Acre e do presidente do Iphan. Foto: Juan Diaz/ContilNet

“Temos também outros projetos ligados ao patrimônio imaterial, como os processos de registro das comunidades do ayahuasca, os trabalhos com os geoglifos, e a política da recuperação da diversidade linguística dos povos amazônicos”, destacou.

PUBLICIDADE