Longo é convidado a ser líder de Gladson na Aleac e pode continuar no cargo de forma definitiva

Veja detalhes na coluna 'Pimenta no Reino', do jornalista Matheus Mello

O deputado estadual Pedro Longo volta a assumir o cargo de líder do governador Gladson Cameli na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), de forma interina, após o deputado Manoel Moraes precisar se afastar da função por conta de uma cirurgia feita em um hospital de São Paulo. Longo já foi líder do governo entre 2021 e 2022, quando assumiu a função após a saída do companheiro de partido, o então deputado Luiz Tchê.

Pedro Longo já foi líder do governo na Aleac/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Primeira sessão

Sem Manoel Moraes, coube a Longo representar a base do Governo na primeira sessão legislativa do ano. Na cerimônia, o governador leu a mensagem governamental e foi atacado pelo líder da Oposição, Edvaldo Magalhães. Como um bom líder, Pedro Longo fez um discurso forte de defesa de Gladson e foi ovacionado pela plateia.

Agradou e vai ser promovido

Não se sabe por quanto tempo Manoel Moraes deverá ficar afastado. Mas, o desempenho de Pedro Longo na primeira sessão legislativa de 2024, acendeu um desejo no Palácio Rio Branco. Fontes disseram à coluna que Pedro Longo será convidado a permanecer no cargo mesmo com a volta de Manoel Moraes, que assumiu a função após a destituição de Michelle Melo.

Briga familiar

A confusão envolvendo Manoel Moraes, a nora dele, a presidente do ITERACRE, Gabriela Câmara, e a mãe dela, a deputada federal Antônia Lúcia, não foi determinante para essa decisão do governo. Porém, pesou. Gladson prega cautela sobre o assunto. Mas, o governador sabe que Pedro Longo é a melhor alternativa para a função.

O deputado foi internado em um hospital de São Paulo/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Esperamos mais!

A gente espera que Pedro Longo na liderança de Gladson, os embates entre oposição e base sejam mais ferrenhos do que no ano passado. Como ficou claro na primeira sessão do ano, Longo e Edvaldo Magalhães, líder da Oposição, devem traçar discussões que irão marcar o plenário.

Prefeitura

2024 é ano eleitoral. Podem ter certeza que embora o pleito seja municipal, as eleições deste ano serão pauta na Aleac. O parlamento tem pelo menos 1 candidato já oficializado, Emerson Jarude, do NOVO.

Vai andar mais

Inclusive, o secretário de Governo que ficará no lugar de Alysson na pasta, Luiz Calixto, deve frequentar ainda mais a Aleac em 2024.

De olho no cargo

Uma fonte da Prefeitura de Rio Branco disse à coluna que a festa do grito de Carnaval, realizada neste final de semana, que comemorou o aniversário da secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, marcou também uma possível despedida dela do cargo. Ainda segundo a fonte, o secretário-adjunto da SEME já estaria de olho no cargo de Nabiha. Veremos!

Não é bobo!

Marcus Alexandre não é bobo. Encontrou no Esporte uma área desamparada na capital e chamou para perto. O candidato do MDB lotou o auditório da Fecomércio com representantes da classe esportiva de Rio Branco. É um grupo com poder altíssimo de voto e que não era alvo de outros candidatos.

Café virou foco de políticos

Não é de hoje que políticos do Acre vem focando na produção de café no estado. Jorge Viana já mostrou publicamente em várias vezes a sua plantação nas redes sociais. Fagner Calegário é outro que começou a investir no ramo. Nesta semana foi a vez do presidente da Aleac, Luiz Gonzaga andar por Mâncio Lima, um dos municípios principais da produção cafeicultora do Acre, andar por algumas plantações.

Pelos Andes

Jenilson Leite, um dos pré-candidatos a prefeito de Rio Branco está de férias, andando pelos Andes Peruanos. Dizem que quando o médico infectologista voltar do descanso, deve começar a trabalhar em prol da candidatura, que ainda não decolou.

É um fato!

Digamos que Whendy Lima não é muito falante no plenário da Aleac. Inclusive, dá para contar nos dedos as vezes que o deputado fez o uso da palavra no parlamento. Porém, não dá para negar o tanto que Whendy é respeitado e querido no bairro 6 de Agosto, em Rio Branco, seu reduto. Ele sempre é figurinha carimbada nas comemorações e festas na comunidade, como aconteceu no ensaio do bloco 6 é Demais, nesse final de semana.

PUBLICIDADE