No Brasil, desemprego entre pretos é 55% maior do que entre brancos no 1º trimestre

Dados do IBGE mostram que taxa de desocupação da população negra ficou em 7,6%, ante 4,9% dos trabalhadores brancos; média nacional é de 6,1%

Por Fhagner Soares, ContilNet 17/05/2026 às 13:42
Desigualdade racial no mercado de trabalho cresce no primeiro trimestre de 2026/ Foto: Reprodução

A taxa de desemprego entre a população preta no Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2026 em 7,6%, registrando um patamar 55% superior ao índice observado entre os trabalhadores brancos, que ficou em 4,9%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os indicadores integram os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral. No cômputo geral, a média nacional de desocupação para o conjunto da população ativa no mercado de trabalho fixou-se em 6,1% no mesmo período regulamentar.

O levantamento estatístico oficial aponta para um aprofundamento das desigualdades de inserção no mercado de trabalho em termos comparativos. No último trimestre de 2025, a diferença no índice de desemprego entre pretos e brancos era menor, situando-se em 52,5%.

O movimento de distanciamento entre os dois grupos também se confirma na análise retrospectiva anual. No primeiro trimestre do ano passado, o desemprego verificado entre as pessoas pretas superava em 50% o indicador apurado entre os trabalhadores brancos, consolidando uma trajetória de crescimento da linha de disparidade social ao longo dos últimos doze meses.

Conteúdo Original / Fonte: Redação ContilNet

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.