O chef de cozinha Henrique Fogaça desfalcou o corpo de jurados do programa MasterChef Brasil transmitido nesta terça-feira (30). Para suprir a ausência do profissional, a emissora Band escalou a chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira temporada do derivado MasterChef Profissionais, para avaliar os pratos elaborados pelos competidores da categoria amadora.
Na abertura do episódio, o jurado francês Erick Jacquin ironizou a situação ao afirmar que o colega de bancada estava usufruindo de um período de descanso. Na sequência, o cozinheiro detalhou que o afastamento ocorreu em decorrência de contratempos de ordem particular. “Ele está de folga hoje. Ele tem um motivo pessoal e não pode trabalhar, acontece”, declarou Jacquin ao introduzir a substituta temporária.
Em posicionamento oficial emitido à imprensa, a assessoria de comunicação da Band informou que o afastamento de Fogaça foi motivado por um acidente automobilístico sofrido pelo chef no dia 5 de maio, data em que o episódio em questão estava sendo rodado nos estúdios da emissora. Henrique Fogaça sofreu uma queda de motocicleta que resultou em ferimentos e escoriações leves na região das mãos, inviabilizando sua participação na rotina de avaliações gastronômicas.
Por conta do protocolo médico institucional e do tempo necessário para a cicatrização inicial dos ferimentos, o chef precisou se ausentar do cronograma de gravações de dois episódios consecutivos do reality de culinária.
A emissora paulista destacou, contudo, que o processo de reabilitação física do profissional ocorreu sem intercorrências graves. Fogaça apresentou uma rápida evolução em seu quadro clínico e já retomou suas funções contratuais ordinárias, integrando o elenco fixo nas etapas subsequentes da competição que serão exibidas nas próximas semanas.

