23/09/2026

Norte-americano desaparecido há oito meses é achado morto

Corpo de Charles Gorri foi localizado em área de costão rochoso na Lagoinha do Leste por tripulação de helicóptero de resgate

Por Redação ContilNet
Tripulantes de aeronave usaram técnica de rapel para resgatar cadáver de Charles Gorri/ Foto: Reprodução

O corpo do pesquisador e oceanógrafo norte-americano Charles Gorri, de 57 anos, foi localizado na última sexta-feira (5) em uma região de costão na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis (SC). O cientista estava desaparecido havia oito meses e era uma figura conhecida no estado pelo envolvimento em projetos de preservação ecológica e atividades de montanhismo.

De acordo com o relatório de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o cadáver foi avistado em uma área de formação rochosa de difícil acesso. A descoberta ocorreu de forma fortuita, no momento em que os tripulantes da aeronave Arcanjo, o helicóptero de socorro da corporação, deslocavam-se para atender a um chamado de emergência distinto na mesma região da ilha.

Devido às condições geográficas do terreno litorâneo, os socorristas precisaram descer de rapel a partir da aeronave para alcançar o local onde os restos mortais se encontravam. O corpo, que apresentava estado avançado de decomposição, foi estabilizado, colocado em uma rede de carga externa e içado pelo helicóptero até um ponto de apoio terrestre. Gorri havia sido visto pela última vez na primeira semana de outubro de 2025, nas imediações do bairro da Armação.

A confirmação da identidade do oceanógrafo foi divulgada por coletivos ambientalistas que auxiliavam nas buscas e pelo deputado estadual Marquito (PSOL). Natural de Detroit, nos Estados Unidos, Charles Gorri mudou-se para o Brasil ainda na infância, país onde se radicou e estabeleceu sua trajetória pessoal e profissional.

Graduado em oceanologia, Gorri obteve os títulos de mestre e de doutor em oceanografia biológica e biologia marinha pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). No campo profissional, o pesquisador exerceu funções técnicas no âmbito do Projeto Maare, iniciativa voltada ao monitoramento dos impactos da atividade petrolífera sobre a biodiversidade marinha, além de atuar como instrutor voluntário no Programa Mais Educação.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Florianópolis para a realização de exames necroscópicos detalhados. A Polícia Civil de Santa Catarina ficará responsável por instaurar os procedimentos de investigação para apurar as causas e as circunstâncias que motivaram a morte do pesquisador.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.